quarta-feira, 19 de maio de 2010

Reforma psiquiátrica é tema de debate em São Paulo

A implantação da Lei de Reforma Psiquiátrica é um dos temas do colóquio Medida de Segurança, Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica, na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. O evento acontece no dia 22 de maio.
Entre os palestrantes estão o promotor de Justiça em Goiânia, Caetano da Silva, a juíza Cláudia Barrichello e a defensora pública Carmen Silva Barros.
O objetivo do debate é tratar da reforma psiquiátrica, além da revisão de paradigmas que norteiam as ações no campo jurídico, da saúde mental e da assistência prestada aos pacientes que têm transtorno mental e que cometeram crimes.
O colóquio faz parte das comemorações pelos 10 anos de parceria entre a Universidade Cruzeiro do Sul e o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico I de Franco da Rocha.
O evento é voltado para profissionais e alunos de psicologia, serviço social, Direito, medicina e todos os interessados no tema. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail mamede@uol.com.br ou pelo telefone (11) 2037-5853. O valor da inscrição é R$ 50.
Serviço
Data: 22 maio 2010
Horário:08h às 18 h
Local: Anfiteatro Fernando Henrique Cardoso - Campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul (Rua Regente Feijó 1.295 – Jd. Anália Franco – Tatuapé – São Paulo)
Confira a programação:
8h15 Credenciamento e café de boas vindas servido com iguarias produzidas pelos pacientes do HCTP II de Franco da Rocha.
9h15 Abertura – Profa. Dra. Sueli Marquesi (Reitora) e Profa. Dra. Simone Domingues (Coordenadora do Curso de Psicologia).
9h45 “Um pouquinho de saúde, um descanso na loucura” – Profa. Dra. Margarida C. Mamede (HCTP de Franco da Rocha e UNICSUL).
10h15 Apresentação do Coral “Vide Bula” do HCTP I de Franco da Rocha.
10h45: Palestra - “Medida de Segurança e Reforma Psiquiátrica” – Dr. Haroldo
Caetano da Silva – Promotor de Justiça de Goiânia, criador do PAILI (Programa de Assistência Integral ao Louco Infrator) e ganhador do Prêmio Inovare 2009.
12h30 às 13h30 Almoço.
13h30 Mesa redonda - “Manicômios Judiciários e Lei 10.216: necessidades, possibilidades e limites” – Prof. Ms. Claúdio Cobianchi (Ambulatório de Saúde Mental de Mogi das Cruzes e UNICSUL) e Dra. Carmen Silvia Moraes Barros (Defensoria Pública/SP).
15h Palestra - “Os projetos terapêuticos atuais” – Dra. Cláudia Barrichello (Juíza de Direito – Corregedoria dos Presídios de São Paulo) e Dra. Odete Maria Vieira Lanzotti (Diretora do HCTP I de Franco da Rocha).
16 h: Mini-palestra: “O Projeto de Acompanhamento Terapêutico nos HCTPs I e II: novos atalhos para além dos muros”. Ganhador do Prêmio Madre Cristina 2009 - Profa. Dra. Margarida C. Mamede (HCTP de Franco da Rocha e UNICSUL), Elidiana Soares, Suzanne Akamine e Cíntia Morais (alunas do Curso de Psicologia da UNICSUL).
16h45min: Apresentação de trabalhos – (pôster)
17h45min: Fechamento e confraternização.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog