domingo, 30 de maio de 2010

Leia a Revista Liberdades n. 4


No último dia 15 de maio, o Departamento de Internet do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais lançou o 4º exemplar da Revista LIBERDADES, o periódico quadrimestral em formato eletrônico (em PDF) do IBCCRIM.

Não deixe de ler!

Nesta nova edição, a Revista LIBERDADES trouxe especiais entrevistas exclusivas com professores estrangeiros, juristas de renome mundial: os catedráticos BERND SCHÜNEMANN, da Alemanha, e LUIS ARROYO ZAPATERO, da Espanha.

Na seção de artigos doutrinários, há as seguintes valiosas contribuições:

GUILHERME RODRIGUES ABRÃO e RENATA JARDIM DA CUNHARIEGER analisam o tema de crimes omissivos (em "CRIMES OMISSIVOS: ESTUDOS DOGMÁTICOS INTRODUTÓRIOS");

MARCIO GERALDO BRITTO ARANTES FILHO trata do princípio da presunção de inocência em "NOTAS SOBRE A TUTELA JURISDICIONAL DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA E SUA REPERCUSSÃO NA CONFORMAÇÃO DE NORMAS PROCESSUAIS PENAIS À CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA";

- Ainda, texto inédito em língua portuguesa de CLAUS ROXIN é publicado com sua autorização e tradução de ALAOR LEITE: "POR UMA PROIBIÇÃO DE VALORAR A PROVA NOS CASOS DE OMISSÃO DO DEVER DE INFORMAÇÃO QUALIFICADA".

Na seção de comentários de filme GABRIEL VIEIRA BERLA cuida de "O Especialista" (em "'O ESPECIALISTA': UMA ANÁLISE ARENDTIANA DO JULGAMENTO DE EICHMANN E DE SEU LEGADO").

Em Resenhas, JOCELI SCREMIN DA ROCHA trata da obra MEMÓRIA E VERDADE: A JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO NO ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO, enquanto ALIANNA CAROLINE SOUSA CARDOSO cuida de O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL?, de Roberto DaMatta.

Por fim, na seção de História CAMILA GARCIA DA SILVA analisa o caso dos irmãos Naves.

Revista LIBERDADES, que vem se mostrando desde o primeiro exemplar como um enorme sucesso de público, poderá ser lida no computador ou, caso se queira, sugerimos que se imprima e colecione!

Abaixo já se pode visualizar o novo conteúdo na íntegra ou, caso se deseje, por seção a partir da visualização do Sumário.

Os três exemplares anteriores também permanecem à disposição neste Portal IBCCRIM.

Veja o nº 4 na íntegra.
Veja o nº 4 por seção a partir do Sumário.

Conheça o site da Revista LIBERDADES

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog