terça-feira, 11 de maio de 2010

Criminologista do Canadá participa de conferências na UCB

Sex, 07 de Maio de 2010 17:24
UCBEntre os dias 10 e 15 de maio a Universidade Católica de Brasília irá realizar conferências para tratar de um assunto polêmico e que cada vez mais ganha espaço na mídia: o crime. As atividades serão conduzidas pelo professor Stephen Schneider, especialista em Criminologia. A visita do professor Schneider marca o início das atividades contempladas no convênio de cooperação científica, técnica e cultural, firmado entre a UCB e a Saint Mary’s University, Halifax, Canadá. Serão realizadas palestras na UCB e em escolas do DF, com enfoque específico na prevenção do crime através do desenvolvimento social.
Esta temática pretende promover mudanças na vida dos jovens, alterando o seu ambiente social de forma indireta ou diretamente, beneficiando-o com atividades escolares, e extra-curriculares, que o distanciarão do crime. Apesar das diferenças conceituais da criminologia, uma estratégia ideal para a solução do problema que determina se uma criança, ou jovem está inserido num contexto social de risco, é a personalização do atendimento, considerando cada indivíduo como um ser único que demanda carinho e atenção.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas por telefone, através do número 3448.7163

Segue a programação:

11/05 e 13/05: “Teorias do Comportamento Criminal: fatores de risco na infância e na adolescência”

09h30 às 11h | Escola de Magistratura Federal da 1ª Região

Coordenação do presidente do Tribunal Federal da Primeira Região, Desembargador Federal Olindo Herculano de Menezes, o Diretor da Escola de Magistratura da Primeira Região, Desembargador Federal Hilton Queiroz, o Diretor do Mestrado da UCB, professor Dr. Antônio de Moura. Sob a coordenação científica da professora Drª Leila Bijos (UCB) e do professor Dr. Antônio de Souza Prudente (UCB).

19h30 às 21h | Colégio Dom Bosco

12/05 e 14/05: “Prevenção do Crime através do Desenvolvimento Social”

8h às 11h | Auditório bloco K – UCB, Taguatinga

14h às 17h | Mestrado em Direito da UCB, 916 Norte, sala B201


Mais sobre as ações desenvolvidas:

As intervenções voltadas à prevenção funcionam como premissas que verificam se as raízes da criminalidade são uma combinação dos fatores de risco no ambiente social, como por exemplo: a pobreza, os modelos comportamentais dos pobres, a negligência ou os abusos familiares, a ausência de bases educacionais adequadas, etc. Como fatores de risco, destacam-se os problemas comportamentais, psicológicos e cognitivos. Nesse sentido, a prevenção do crime através do desenvolvimento social se baseia, fundamentalmente, em estratégias para a solução dos problemas, de preferência na infância. As crianças são conduzidas a tarefas complementares, e à promoção de ações pró-ativas e efetivas junto ao ambiente familiar. Os fatores de risco, tanto do ponto de vista comportamental, emocional, cognitivo e psicológico, são dirimidos através de uma educação integral, de treinamento social competente, complementadas por terapia.

UCB Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog