terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Informativo do FBSP - fevereiro de 2010





Edição 25 
Fevereiro 2010
Você está recebendo este informativo por integrar a rede de associados, filiados e parceiros do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O envio do informativo do Fórum é mensal.
 
  
 Fórum disponibiliza relatório de pesquisa Fapesp 
04/01/2010
 
   
 CNJ publica relatório sobre conflitos fundiários
30/12/2009
 
 

Um drama brasileiro 29/01/2010 Robson Sávio Reis Souza
O ano de 2009 terminou com um balanço pouco animador na política nacional de segurança pública. Não obstante algumas conquistas, a década de 2000-2009 foi a continuidade de um flagelo na área da segurança. Apesar da diminuição de alguns indicadores de crimes violentos observados na segunda metade dessa década a partir de 2005, o balanço final mostra que não temos motivos para comemorar.



A repressão qualificada ao crime de receptação21/01/2010 Sérgio Luiz Bezerra de Lima
Este trabalho tem como objetivo indicar, por meio de experiências do dia-a-dia na Delegacia de Polícia Especializada na Repressão ao Roubo da Polícia Civil de Pernambuco, propostas alternativas para a redução dos crimes de furto e roubos, através da persecução do receptador. Ao longo do texto, veremos as origens históricas dos crimes contra o patrimônio, bem como os aspectos jurídicos e doutrinários das mais conceituadas fontes do direito penal.
 
Ação voluntária transformando realidades01/02/2010 Suana Guarani de Melo
É com imensa honra que apresentamos o Conselho Comunitário de Segurança de Mangabeira (CONSEM), cuja posse de seus membros ocorreu no dia 06 de dezembro de 2009, no Auditório da OAB, em João Pessoa, Estado da Paraíba. Essa iniciativa da Presidenta Abimadabe Vieira ocorreu em virtude do aumento dos índices de criminalidade no bairro de Mangabeira, o maior bairro em número de habitantes da capital João Pessoa-PB. 



Mudança de nome da PM de São Paulo resolverá os problemas? 04/02/2010 Juliana Vinuto Lima 
O governador de São Paulo, José Serra, enviou proposta à Assembleia Legislativa para que se altere o nome da Polícia Militar para Força Pública de São Paulo. A ideia de tal mudança é aproximar a Polícia Militar da comunidade, tirando o aspecto militarista da corporação. Assim esta se tornaria uma polícia em defesa da população e não do Estado…
Chamada para inscrições de trabalhos para o EASA 
27/01/2010 Juliana Vinuto
A European Association of Social Anthropologists (EASA) está aceitando trabalhos para seu encontro em Maynooth, Irlanda, que ocorrerá entre 24/08/2010 à 27/08/2010. Os trabalhos devem ser enviados até 01/03/2010.
 
  
 Constituído em março de 2006 como uma organização não-governamental apartidária e sem fins lucrativos, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública busca atuar como um espaço nacional de referência e cooperação técnica na área da atividade policial e da gestão da segurança pública no Brasil.

Saiba mais sobre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública clicando aqui

Filie-se!
 
 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog