quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Informativo William Douglas - Dezembro 2009


Informativo William Douglas
Ano 2 – n°22 – Dezembro/2009 – www.williamdouglas.com.br
NESTA EDIÇÃO
William Douglas
 • Palestra na CBF
Natal
 • Promoção William Douglas e BV Films
 • Pré-venda da “Camisa do Concurso”
 • Camisa do concurso - Ganhe uma de presente

Mundo Jurídico
 • Sentença anulada
 • Blog do Dr. Rogério Greco
 • Audiência pública sobre o Estatuto da Igualdade Racial

Concurso Público
 • Concurso da PRF

Educação
 •
Mais segurança para professores
Mercado Editorial
 •
O brasileiro lê pouco
 • Crie o final da história
Lançamentos
 •
“Manual de Português e Redação Jurídica”
 • “Pensamentos Selecionados”
Espiritualidade
 • Quando Deus quer, não tem jeito!
Desenvolvimento Pessoal
 • Dê um ipon nas dificuldades
 • Atenção, pais!
 • O que é aquilo?
 • Ambição latina
PALESTRA NA CBF
No início deste mês, participei de um evento na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Lá, palestrei para as 26 meninas da Seleção Sub-16, que vão para o Campeonato Sul-Americano no início de 2010, em Campo Grande (MS). Falei sobre espírito esportivo, garra e motivação.

PROMOÇÃO WILLIAM DOUGLAS E BV FILMS
A promoção com a BV Films, anunciada aqui no mês passado, continua valendo! 3 DVDs com desconto para você ou para presentear alguém. Entre no site de vendas da BV Films e diga que é cadastrado no meu Informativo.
PRÉ-VENDA DA CAMISA DO CONCURSO
Dando continuidade à campanha “Vista a camisa do concurso”, aviso que as camisas já estão disponíveis para pré-venda no site www.camisadoconcurso.com.br. Para saber mais sobre essa novidade, clique aqui.
CAMISA DO CONCURSO - GANHE UMA DE PRESENTE
Finalmente, chegaram as camisas da campanha "Camisa do Concurso". Se você quiser participar da promoção para ganhar uma delas, basta enviar um email para       promocao@camisadoconcurso.com.br, com o título “Eu quero a minha camisa do concurso!”. É só isso, não precisa fazer mais nada. O resultado será publicado no próximo Informativo (janeiro/2010) e os ganhadores serão avisados por email, para escolherem a estampa no site www.camisadoconcurso.com.br. A todos, Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
SENTENÇA ANULADA
A Sexta Turma do STJ decidiu, por unanimidade, anular a sentença de um peruano, acusado de tráfico de drogas. O motivo: realizado em 2007, o interrogatório foi por videoconferência. A defesa do acusado requereu no STJ a nulidade absoluta do processo, já que o STF declarou, em 2009, inconstitucionalidade do uso de videoconferência. O relator do processo ressaltou que atualmente existe uma lei que permite a videoconferência em presídios do país. Porém, não pode ser aplicada a esse caso, que ocorreu em data anterior.
BLOG DO PROFESSOR ROGÉRIO GRECO
Recomendo que você acesse o blog do amigo e professor Rogério Greco. Além das postagens semanais sobre diversos temas, você vai encontrar artigos jurídicos e notas do autor sobre os seus livros. Confira em www.rogeriogreco.com.br/blog/. Vale lembrar que o autor lançou, no último mês, a 3ª edição do livro “Código Penal Comentado”, com atualizações e comentários sobre as mais recentes alterações legislativas e a 2ª edição da obra “Atividade Policial”.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL

Participei da audiência pública sobre o Estatuto da Igualdade Racial, na CCJ em 26/11. Também estiveram presentes o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Igualdade Racial, Edson Santos, a professora do Departamento de Antropologia Cultural da UFRJ, Yvonne Maggie, e o diretor-executivo da Educafro, frei David Santos. Quem tiver interesse sobre o tema, envie um email para contato@williamdouglas.com.br com o título “Estatuto da Igualdade Racial”.
CONCURSO DA PRF

Por recomendação do Ministério Público Federal, o concurso da Polícia Rodoviária Federal, realizado em outubro deste ano, foi suspenso por 60 dias, até que as suspeitas de fraude sejam apuradas. Investigações preliminares da FUNRIO concluíram que não houve vazamento de provas nem gabaritos, apesar da organizadora ter eliminado 27 candidatos por irregularidades. O fato deve ser apurado e, se for comprovada a fraude, os culpados deverão ser punidos. Recebi vários emails sobre o assunto e preferi escrever uma carta respondendo a todos.
MAIS SEGURANÇA PARA PROFESSORES

Em novembro, a Comissão de Educação do Senado aprovou dois projetos de lei que aumentarão a segurança dos professores. Um é o Projeto de Lei (PLS) 191/09, que prevê a proteção de professores contra a agressão de alunos. Se aprovado pelo Congresso Nacional, o projeto dará poder aos juízes para que determinem a mudança de turma ou de escola dos alunos que ameaçarem ou agredirem professores, além de exigir que o estudante mantenha distância mínima da vítima. O outro é o PLS 251/09, que estabelece a criação do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SAVE), que fará estudos, levantamentos e mapeamento de ocorrências de violência escolar no país, divulgará medidas de combate à violência escolar e prestará assessoria às escolas consideradas violentas.
O BRASILEIRO LÊ POUCO
É o que concluiu a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. De toda a população brasileira, mais de 40% (cerca de 77 milhões de pessoas) é de não-leitores. Daqueles que lêem, a média é de 1,3 livros por ano. Se contarmos os livros didáticos e pedagógicos, esse número sobre para 4,7, um índice baixíssimo se comparado aos americanos, que lêem 11 livros por ano, em média. O motivo para números tão baixos parece óbvio: no Brasil, não há incentivo para a cultura da leitura. Cabe citar o filósofo americano Elbert Hubbart, que diz que “um país nunca será civilizado enquanto as pessoas gastarem mais dinheiro com chicletes do que com livros”.
CRIE O FINAL DA HISTÓRIA
A Fundação Palavra Mágica desenvolveu o projeto “Você é o Escritor!”. O projeto tem o objetivo de estimular a leitura, a reflexão e a escrita. Funciona assim: diversos exemplares do mesmo livro são distribuídos gratuitamente em uma cidade e os moradores são estimulados a lê-lo e escrever seu próprio final para a história. Na primeira edição, foram distribuídos 150 mil exemplares do livro O Menino que Sonhava de Olhos Abertos em Ribeirão Preto, no interior de SP. Mas qualquer pessoa pode participar! Basta acessar o site www.voceeoescritor.com.br, baixar o arquivo (.pdf) do livro e depois enviar o seu final pela mesma página.
"MANUAL DE PORTUGUÊS E REDAÇÃO JURÍDICA"

Em dezembro, será lançado o livro “Manual de Português Redação Jurídica”, de minha autoria em parceria com o professor Renato Aquino. Nele, tratamos desde regras básicas da Língua Portuguesa - incluindo a reforma ortográfica - até interpretação de textos e resolução de questões, casos e problemas jurídicos.
"PENSAMENTOS SELECIONADOS"
No dia 4 deste mês, o Dr. Benedito Calheiros Bonfim lançou o livro, “Pensamentos Selecionados”.  A obra traz uma valiosa compilação de pensamentos, ideias e conceitos de literatura e Direito, sistematizada por ordem alfabética. Não deixe de conferir!
QUANDO DEUS QUER, NÃO TEM JEITO!

Recebi essa história de simplicidade e fé por email. Apesar de curta, a mensagem é muito bonita.
DÊ UM IPON NAS DIFICULDADES

Li este depoimento sobre determinação e perseverança em um fórum de concurseiros e achei o texto muito motivador.
ATENÇÃO, PAIS!

Parece que virou moda entre crianças e adolescentes o uso de pulseiras coloridas de silicone. O que os pais não sabem é que a pulseira faz parte de um “jogo” sexual, o SNAP. Cada cor representa uma atividade sexual; para participar, basta estar usando os acessórios, e quem conseguir arrebentar a pulseira do outro ganha o direito ao ato, que vai desde um abraço até sexo propriamente dito. A notícia foi publicada no jornal Notícia Agora (ES), no dia 10/11. É uma situação gravíssima e exige a atenção e o cuidado dos pais.
O QUE É AQUILO?

Sobre a relação entre pais e filhos. Imperdível! Não vou falar nada, apenas veja.
AMBIÇÃO LATINA

Recebi pelo Informativo Migalhas essa frase de Graça Aranha, sobre o espírito empreendedor. Diz assim: "O brasileiro, logo que enriquece um pouco, dá-se por satisfeito, julga-se muito rico, descansa, diverte-se. Aparece-lhe o espírito latino, que o domina e o limita. O americano prossegue sempre no caminho da riqueza. Nada lhe basta. Aspira a um poder fabuloso da riqueza. Tem o culto do ilimitado." Concordo... Aqui, quando a empresa começa a dar dinheiro, o dono contrata um gerente e vai pra praia.
   



SAÚDE – AVC
Salve uma vida – saiba algumas dicas simples para identificar um AVC e, desta forma, aumentar as chances de recuperação de quem sofreu um acidente vascular cerebral.
DATAS ESPECIAIS
08/12 – Dia da Família

10/12 – Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

25/12 – Natal

PALAVRAS DE SABEDORIA
“O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra”.
Pv 21.21
ELES DISSERAM
"Sugestões de presente para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito."
Oren Arnold
EU RESPONDO
Quantas matérias devem ser estudadas por dia? A revisão da matéria já estudada deve ser constante (diária) ou o ideal é deixar passar alguns dias para retomá-la?
R: Isso é uma escolha pessoal, que depende da quantidade de matérias a estudar e do tempo disponível. Se forem 5 ou 6 matérias, ótimo, uma por dia; se forem 10 ou 12, duas. O ideal é estudar mais o que se sabe menos. Outro cuidado é evitar matérias demais no mesmo dia. O mais importante é que você experimente formatos diferentes e veja com qual deles se sente mais à vontade. De qualquer forma, recomendo fazer revisões periódicas. No sistema SQ3R, existe uma leitura final de revisão. Sempre que se finaliza o estudo, devemos rever os pontos básicos, o índice ou a relação dos tópicos abordados e dar alguma atenção aos resumos, quadros e esquemas que tenham sido vistos. O ideal é que as revisões sejam feitas em períodos um pouco maiores que semana ou dia. Tente fazer uma vez por mês ou por bimestre. Repare se está sendo suficiente para se lembrar da maior parte da matéria. Quando fizer a revisão, não se preocupe se esquecer algumas partes, a revisão também serve para isso. Dê mais atenção aos assuntos que esquecer. Antes de começar um novo ciclo de estudos é sempre bom fazer revisão do que já estudou. Revisões bem feitas e periódicas aumentam - e muito - a fixação e o desempenho. Utilize provas, simulados, concursos e redações anteriores para treinar, e também como forma de revisão.
ARTIGOS PUBLICADOS NO ÚLTIMO MÊS
 • Água no telhado I e II
 • Como prever o que vai cair na prova
 • Fraude no concurso da PRF – Carta aos aprovados honestamente e aos demais interessados
NOTÍCIAS SOBRE O MUNDO JURÍDICO E DOS CONCURSOS NO BLOG, ORKUT E TWITTER
      
Palestras gratuitas no Youtube
Para vê-las, clique aqui.
Onde encontrar meus livros
Clique aqui.
NA MÍDIA - OUTUBRO/NOVEMBRO
 • 26/10/09 – Site JCConcursos – Matéria: “Criado movimento para melhorar o serviço público”.

 • 
01/11/09 – Site A Voz do Cidadão – Matéria: “Juiz federal cria movimento para resgate da auto-estima do servidor concursado”.

 • 05/11/09 – Telejornal Bom Dia Brasil (Rede Globo) – Matéria: “Por que doutores se inscreveram no concurso para gari?”.

 • 06/11/09 – Site Diário do Nordeste – Matéria: “Valdetário visita a sede do SVM”.

 • 08/11/09 – Site Jornal Zero Hora – Matéria: “Barrados pelo edital”.

 • 11/11/09 – Site 180 Graus – Matéria: “Iemp se destaca mais uma vez em preparatório de Concurso”.

 • 12/11/09 – Portal G1 – Matéria: “Funrio elimina 27 classificados no concurso da PRF por suspeita de fraude”.

 • 12/11/09 – Site JCConcursos – Matéria: “Novas denúncias abalam concurso de 750 vagas”.

 • 12/11/09 – Site GazetaWeb – Matéria: “Organizadora suspende 35 classificados em provas da PRF”.

 • 12/11/09 – Portal Gazeta do Povo – Matéria: “Funrio elimina 35 classificados no concurso da PRF por suspeita de fraude”.

 • 12/11/09 – Site JCConcursos – Matéria: “Saiba tudo sobre a 1ª Feira do Concurso São Paulo”.

 • 12/11/09 – Site A Gazeta – Matéria: “Concurso da PRF volta a ficar sob suspeita”.

 • 12/11/09 – Site A Tribuna – Matéria: “Classificados no concurso da PRF são eliminados”.

 • 13/11/09 – Site Uai – Matéria: “MP investiga fraudes em três concursos públicos”.

 • 13/11/09 – O Dia Online – Matéria: “PRF: Denúncias de fraude na seleção leva juiz federal a acionar o MPF”.

 • 13/11/09 – Portal G1 – Matéria: “Denúncia sobre suposta fraude em concurso da PRF é recebida pelo MPF”.

 • 16/11/09 – Portal Terra Notícias – Matéria: “Candidatos protestam contra fraude no concurso da PRF no Rio”.

 • 18/11/09 – Agência Senado – Matéria: “Debates sobre igualdade racial e Ferrovia Norte-Sul são aprovados”.

 • 18/11/09 – O Dia Online – Matéria: “PRF: Defensoria pede suspensão”.
 • 25/11/09 – Portal G1 – Matéria: “Concurso da PRF é suspenso por 60 dias para apuração de denúncias pelo MPF”.

 • 26/11/09 – Agência Senado – Matéria: “Ministro vê Estatuto  da Igualdade Racial como ponto de partida”.

 • 28/11/09 – Jornal Zero Hora – Matéria: “Caçadores de concursos: cerca de 8 milhões de brasileiros buscam estabilidade”.

 • 29/11/09 – Jornal Zero Hora – Matéria: “Viagem à estabilidade”.

 • 29/11/09 – Programa Fantástico – Matéria: “Procura por concurso público cresce 15% ao ano entre os brasileiros”.

 • 02/12/09 – Site UOL Empregos – Entrevista: “William Douglas responde a perguntas de internautas sobre concursos públicos”.
DICA
 • Convido você a conhecer o site www.estudodeadministrativo.com.br, todo voltado para Direito Administrativo. Lá você vai encontrar Legislação, Jurisprudências, Súmulas e exercícios nesta área.
VIDEOS INTERESSANTES:
 • Vídeo sobre os candidatos com Doutorado inscritos no concurso de gari, exibido no telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo.

 • Vídeo sobre o crescente aumento na procura por concursos públicos, exibido no Fantástico, da Rede Globo.

 • Entrevista sobre estudos, provas e carreiras públicas no UOL Empregos.

...................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog