terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Informativo do FBSP - dezembro/2009



Edição 23
Dezembro 2009
Você está recebendo este informativo por integrar a rede de associados, filiados e parceiros do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O envio do informativo do Fórum é mensal.
 
   
  MJ e Fórum apresentam pesquisa sobre juventude
24/11/2009


Segurança cidadã nas Américas é tema de novo blog
23/11/2009


ENAP anuncia iniciativas premiadas em concurso
19/11/2009
 
 

Uma política fracassada
05/11/2009
Renato Sérgio de Lima
Artigo publicado por Julita Lemgruber*, no O Globo.
Uma mulher de 24 anos levava sua filha no colo, andando pela Favela Kelson, no último final de semana. Foi derrubada com um tiro de fuzil pelas costas e morreu. O bebê de 11 meses também foi baleado e sua vida corre risco. Quem viu a cena diz que a polícia entrou atirando. Polícia ou bandidos, Ana Cristina Costa do Nascimento foi vítima de uma bala perdida e morreu. Um episódio como este provocaria reações indignadas em qualquer país ou cidade do mundo. E no Rio de Janeiro, ouvimos vozes indignadas? Só dos moradores da Kelson.



Educação e trabalho ressocializando e evitando a reincidência do preso
11/11/2009
Eduardo Pascoal de Souza

Por Gil José da Costa
O objetivo deste trabalho é analisar a importância da educação e do trabalho para a ressocialização do preso. Estudar esse tema é importante para a compreensão do fenômeno da reincidência que ocorre devido, muitas vezes, à falta de oportunidade que os ex-detentos encontram quando pagam sua dívida com a sociedade.
Artigo disponível na biblioteca virtual do ambiente EaD da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal: http://ead.pcdf.df.gov.br/
 
Jepom é escolhido pelo governo do Chile para seminário internacional
06/11/2009
Felipe Pinheiro
“É a coroação de um grande trabalho desenvolvido em São Vicente e exportado primeiramente para o Brasil e agora para o Mundo”, diz o prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, sobre a escolha do Projeto JEPOM – Jovens no Exercício do Programa de Orientação Municipal – pelo Governo do Chile para representar o País no Seminário Internacional de Prevenção da Violência Juvenil, que aconteceu em Santiago, de 29 a 31 de Outubro, reunindo os principais projetos de Juventude do Mundo.



Georreferenciamento de homicídios
19/11/2009
Erika Soares
Esta página apresenta, mês a mês, a localização dos homicídios registrados em Belo Horizonte, bem como a distribuição etária e por sexo das vítimas. O mapa é gerado a partir do georreferenciamento dos registros de inquéritos policiais da Divisão de Crimes Contra a Vida (DCCV) da Polícia Civil, consolidados pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social (CINDS).
Evento "Psicoativos e Controle Social" na UFF, 16/12

01/12/2009 Erika Soares
O Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC) e o Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (NUFEP), convidam para a mesa:
“Psicoativos e Controle Social - produção, consumo e conflitos sob uma perspectiva comparada”
A mesa, a ser realizada no dia 16 de dezembro, tem por objetivo discutir as pesquisas realizadas na região do Polígono da Maconha pelo professor Paulo Fraga e suas aproximações com as linhas de pesquisa do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), coordenado pelo professor Roberto Kant de Lima, especificamente, a sub-linha coordenada pelo professor Antônio Rafael sobre drogadição e dinâmicas criminais. 

site@forumseguranca.org.br


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog