quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Aumento da Letalidade da Polícia no Brasil


No início do mês, a ONG Human Rights Watch, e outras entidades ligadas à proteção dos direitos humanos publicaram um estudo a respeito do aumento da letalidade das polícias paulista e carioca, principalmente, no que tange aos confrontos chamados de “resistência seguida de morte”. O relatório contém 134 páginas e intitula-se “Força Letal: Violência Policial e Segurança Pública no Rio de Janeiro e em São Paulo”.
Foram examinados 51 casos em que policiais executaram supostos criminosos e alegaram a resistência dessas pessoas à prisão. As provas forenses, em cerca de 70% desses casos, não eram plenamente compatíveis com a versão alegada pelos policiais. Já em torno de 30% dos casos, o laudo criminal aponta que a polícia atirou à queima roupa. Além desses dados, há mais de 40 entrevistas com autoridades da justiça criminal.
O número de homicídios em São Paulo é menor do que no Rio de Janeiro, entretanto, há um aumento, de 57% de mortes causadas pela Polícia Militar na capital paulista em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, o problema nas duas cidades é o mesmo: a polícia é mais violenta do que eficaz.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo manifestou-se no sentido de que adota métodos de controle e organização dos policiais, ressaltando também o trabalho das Corregedorias e Ouvidoria das polícias.

Links relacionados:


http://www.ssp.sp.gov.br/noticia/lenoticia - SP trabalha firmemente para a redução da letalidade policial

http://www.estadao.com.br/noticias/geral - Número de morte causada pela PM cresce 57% em SP

www.hrw.org/en/americas - ONG Human Rights Watch

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog