terça-feira, 10 de novembro de 2009

TV Justiça: Academia debate os direitos da criança no caso de sequestro internacional

Nesta semana, o programa "Academia" da TV Justiça debate a dissertação de mestrado: “Direitos da criança - O Brasil e a convenção sobre os aspectos civis do sequestro internacional de crianças”. O estudo foi apresentado ao programa de pós-graduação em Direito do Centro Universitário UNICEUB, de Brasília, por Fernando Luiz de Lacerda Messere, mestre em Direito das Relações Internacionais.
O estudo aponta que a adesão a tratados de Direito Internacional Privado costuma representar um desafio aos Estados. ”A pesquisa permitiu a formação de um juízo de certeza acerca da distribuição de competência interna ao Estado brasileiro, tendo ficado claro que a Justiça Federal brasileira é competente para apreciar a existência dos pressupostos para a cooperação, e, presentes estes, determinar as medidas, restituição da criança ou garantia do direito de visitas, necessárias à solução do conflito de interesses”, explica Messere.
Os convidados para debater o assunto são: Suzana Borges Viegas de Lima, professora de Direito Civil da UnB e Sergimar Martins de Aráujo, professor de Direito Internacional Privado do UniDF. Outros destaques do programa; o mestre Ronaldo Marton,  no quadro Banca Examinadora, a bibliografia utilizada no desenvolvimento da dissertação sobre os direitos da criança, dicas de um programa de bolsa de estudo na Alemanha e o perfil de Aliomar Baleeiro,  ministro aposentado do STF.
O programa Academia é um espaço aberto ao conhecimento e busca a participação de toda área. O endereço eletrônico é academia@stf.jus.br.
O programa vai ao ar domingo às 20h30.
Horários Alternativos: quarta-feira - 19h30 / quinta-feira - 10h

Fonte: TV Justiça

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog