terça-feira, 3 de novembro de 2009

Informativo William Douglas - Novembro 2009

Informativo William Douglas
Ano 2 – n° 21 – Novembro/2009 – www.williamdouglas.com.br
NESTA EDIÇÃO
Novidades
 • Campanha “Vista a camisa do concurso”

Mundo Jurídico
 • 4ª Vara Federal de Niterói selecionada para a 9ª Mostra Nacional de Qualidade do Poder Judiciário
 • Audiência por videoconferência
 • Punição para alienação parental

Concurso Público
 • Candidato ausente em exame psicotécnico garante permanência em concurso
 • “Aprovada” sem os pontos exigidos

William Douglas
 • Presente de Natal - Sugestão
 • Entrevista para o site Ebah!
Espiritualidade
 • Equilíbrio entre loucura e sanidade
Mercado Editorial
 • Lançamento: “Princípio da proteção da confiança”
Desenvolvimento Pessoal
 • Crianças desaparecidas
 • Não sei...

Educação

 • Universidades podem restringir o acesso a vagas pelo sistema de cotas
 • 540 novas vagas para a Educação
 • O ENEM e as Universidades
 • Educação pública para todos. Será?

Brasil
 • Olimpíadas 2016


CAMPANHA "VISTA A CAMISA DO CONCURSO
Em outubro, lancei a Campanha “Vista a camisa do concurso”, cujo objetivo é a valorização do concurseiro e do servidor público concursado. Acesse www.camisadoconcurso.com.br e confira! Lá, você poderá votar nas suas estampas favoritas, escolher qual delas deve "estrelar" a campanha e sugerir novas frases, que podem se tornar estampas futuramente. Mas corra: a votação acaba em novembro! Se tiver algum comentário a fazer, me envie, pois apreciarei muito conhecer sua opinião sobre essa ideia.
4ª VARA FEDERAL DE NITERÓI SELECIONADA PARA A 9ª MOSTRA NACIONAL DE QUALIDADE DO PODER JUDICIÁRIO
Novamente, a 4ª Vara Federal de Niterói foi selecionada para a Mostra Nacional de Qualidade do Poder Judiciário, que está na sua 9ª edição. Graças a um time de servidores motivados e competentes, vencemos mais uma! A ideia foi da Andréa Queiroz de Jesus e da Luciana Francisco Elmor Gonçalves,  duas das minhas notáveis funcionárias. Elas desenvolveram um excelente trabalho sobre Matemática Legal. Vale lembrar que, dos mais de 100 trabalhos inscritos, apenas 16 foram selecionados, dos quais quatro são do STF e apenas dois da Justiça Federal, sendo que um deles é o nosso. Parabéns, 4ª Vara!
AUDIÊNCIA POR VIDEOCONFERÊNCIA
Em outubro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu, pela primeira vez, uma inquirição de testemunhas pelo sistema de videoconferência. Pela Rede Informatizada do Judiciário, de Brasília, o conselheiro ouviu três testemunhas na seção judiciária da Justiça Federal em Manaus. Com a tecnologia, o processo ganha agilidade e reduz custos ao Poder Judiciário.
PUNIÇÃO PARA ALIENAÇÃO PARENTAL
Alienação parental é quando o pai ou a mãe induzem o filho a romper laços afetivos com o outro genitor. Um projeto de lei que tramita na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados pretende regulamentar e punir essa prática, que nada tem de nova. Dentre as penas, estão pagamento de multa e prisão por até dois anos.
CANDIDATO AUSENTE EM EXAME PSICOTÉCNICO GARANTE PERMANÊNCIA EM CONCURSO
O STF manteve a decisão de permitir a matrícula de um candidato ao cargo de Delegado da Polícia Civil/CE. O candidato não compareceu ao exame psicotécnico, e alegou que a falta foi devida ao caos aéreo instaurado durante a greve nacional dos controladores de vôo.
“APROVADA” SEM OS PONTOS EXIGIDOS
A 3ª Vara Federal do Sergipe autorizou, através de liminar, uma bacharela em Direito a participar da segunda fase do Exame da OAB/SE, sem que tenha feito os 50 pontos exigidos na primeira fase. A candidata acertou 49 pontos, sendo que duas questões foram anuladas e outras sete ainda são passíveis de anulação, aproximando-a assim da aprovação. Um tema a ser discutido.
PRESENTE DE NATAL - SUGESTÃO
Já que não tenho como mandar presentes para todos, procurei a BV Films e pedi para fazerem uma super promoção para o Natal: 3 DVDs com desconto para você ou para você presentear alguém. Basta entrar no site de vendas da BV Films e dizer que é cadastrado no meu Informativo. Se quiser saber mais sobre a promoção, clique aqui. Dois DVDs são meus, mas recomendo outros dois, que são muito bons: "Desafiando Gigantes" e "Prova de Fogo".
ENTREVISTA PARA O SITE EBAH!
Confira a entrevista que fiz com o pessoal do site Ebah! Falamos sobre preparação para concursos, Justiça Federal e ainda tem algumas dicas de memorização do prof. Ricardo Soares.
EQUILÍBRIO ENTRE LOUCURA E SANIDADE
Um amigo enviou-me por email uma frase de Monteiro Lobato muito interessante: “O sábio na vida é usar a moderação em todas as coisas. Uma loucurinha de vez em quando tem sua graça; mas uma loucura varrida é um desastre - e acaba sempre em hospício ou gaiola". Lembrou-me Eclesiastes 17.16-18: “Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo? Bom é que retenhas isto, e também daquilo não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso”.
LANÇAMENTO: “PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO DA CONFIANÇA”
No último dia 14, foi lançado o livro “Princípio da proteção da confiança”, do Dr. Valter Shuenquener de Araújo, no  Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio e Janeiro. A obra expõe, de forma objetiva e pioneira, um profundo estudo sobre o princípio da proteção da confiança e sobre a relevância de sua aplicação prática no Brasil.
CRIANÇAS DESAPARECIDAS
Tenho recebido diversas mensagens e correntes sobre crianças desaparecidas. Em menos de um mês, foram quatro crianças diferentes. Uma dessas mensagens, repassei de imediato e, em seguida, fui pesquisar e descobri que a criança já estava localizada. Por isso, antes de repassar o email, confirme se o caso é real e se já foi resolvido. Basta encaminhar a mensagem para criancasdesaparecidas@sedh.gov.br ou criancasdesaparecidas@mj.gov.br e confirmar a informação.

NÃO SEI...
Bela poesia de Cora Coralina sobre o sentido da vida.

UNIVERSIDADES PODEM RESTRINGIR O ACESSO A VAGAS PELO SISTEMA DE COTAS
De acordo com a Segunda Turma do STF, as universidades têm autonomia para decidir quais critérios utilizar na seleção de alunos pelo sistema de cotas. Um candidato da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que se inscreveu como cotista, teve a inscrição cancelada por ter estudado alguns meses em escola particular. No edital do vestibular consta que, para ingressar na universidade pelo sistema de cotas, o candidato deveria ter cursado tanto o ensino fundamental quanto o médio exclusivamente em escolas públicas. Sou a favor das cotas; se quiser saber o motivo, clique aqui.
540 NOVAS VAGAS PARA A EDUCAÇÃO
O Ministério do Planejamento autorizou concurso público para o provimento de 540 novas vagas para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), vinculadas ao Ministério da Educação. Serão 273 cargos de professor da Carreira de Magistério Superior e 267 cargos de técnico-administrativo. O prazo para o lançamento de editais será de seis meses e o certame deverá seguir as regras do Decreto nº 6.944.
O ENEM E AS UNIVERSIDADES
Depois do vexame do vazamento da prova às vésperas da realização do ENEM, 46 das 55 Universidades Federais do país decidiram que utilizarão o resultado do exame em seus vestibulares, mas de formas diferenciadas. Pode ser como nota para seleção (fase única), ou como parte da nota da primeira fase, ou ainda, para preencher as vagas remanescentes. Confira como as instituições de ensino superior, públicas e particulares, utilizarão o ENEM em seus processos seletivos.
EDUCAÇÃO PÚBLICA PARA TODOS. SERÁ?
Desde 2007, tramita no Senado o projeto de lei nº 480 de 2007, proposto pelo senador Cristovam Buarque, que determina que os filhos e demais dependentes dos agentes públicos eleitos devem frequentar escolas públicas até 2014. Atualmente, o projeto encontra-se na CCJ, aguardando data oportuna para votação. Um tema polêmico!
OLIMPÍADAS 2016
Além de o Brasil sediar a Copa do Mundo em 2014, no início de outubro, o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Foi uma vitória para o Comitê Olímpico Brasileiro, que concorreu com Madrid e Chicago entre outras cidades candidatas. Resta saber se, até lá, a violência na Cidade Maravilhosa terá sido controlada.



SAÚDE - DOAÇÃO DE SANGUE
No mês em que se comemora o Dia Universal do Doador Voluntário de Sangue, aproveito para relembrar da importância da doação. Não importa o dia ou o mês, não deixe de participar.  
DATAS ESPECIAIS
02/11 – Dia de Finados
05/11 – Dia Nacional da Cultura
15/11 – Proclamação da República
20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra /             Zumbi dos Palmares
25/11 – Dia Universal do Doador Voluntário de             Sangue
27/11 – Dia Mundial da Luta Contra o Câncer
PALAVRAS DE SABEDORIA
“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”.
Tg 4.17
ELES DISSERAM
“Não podem todos os cidadãos ser igualmente poderosos, mas podem todos ser igualmente bons”.
Voltaire
EU RESPONDO
Há porcentagem de candidatos que realmente têm chances de passar?

R: Qualquer pessoa tem chance de passar, isso é uma questão de esforço, persistência e preparação. Pode ser trabalhoso, mas compensa, vale a pena. Se, contudo, olharmos uma prova específica, sabemos que um percentual se inscreveu, mas não estudou (então não vai passar); outro estudou, mas não sabe fazer provas (provavelmente, não vai passar); outro percentual está estudando e aprendendo a fazer provas (e talvez passe), e um percentual pequeno é o das pessoas que já estão estudando e aprendendo a fazer provas tempo suficiente para chegar em um bom nível. Então, vão passar. Às vezes, pode ser que alguém passe e não seja chamado, porque outros passaram na sua frente no número de vagas. Mas, como a chegada de pessoas a esse nível de excelência é mais lenta do que a oferta de vagas, será uma questão de tempo para que todos os que estiverem suficientemente preparados sejam nomeados e empossados. A preparação tem que ser intelectual (a matéria), operacional (saber fazer provas) e emocional (a parte psicológica). No meu livro, ensino como obter as três, e disponibilizo gratuitamente no meu site artigos, vídeos e informações sobre esses temas.
ARTIGOS PUBLICADOS NO ÚLTIMO MÊS
 • Para se chegar ao STF
 • Água no telhado para concursos
NOTÍCIAS SOBRE O MUNDO JURÍDICO E DOS CONCURSOS NO BLOG, ORKUT E TWITTER
      
Palestras gratuitas no Youtube
Para vê-las, clique aqui.
Onde encontrar meus livros
Clique aqui.  
NA MÍDIA - OUTUBRO
 • 09/10/09Site Consultor Jurídico – Artigo: “O caminho para ingressar no STF”.

 • 28/10/09
Rádio Justiça – participação ao vivo no programa “Hora Legal”.
AGENDA - NOVEMBRO
 • RJ – 10/11/09 – terça-feira, 19h30 – Palestra “Como passar em provas e concursos” – ACPSAT, em Niterói.

 • CE – 11/11/09 - quarta-feira, 20h – Palestra "Como ter sucesso na área jurídica: concursos públicos, Magistério e advocacia” - em Fortaleza.

 • SC – 13/11/09 – sexta-feira, 20h15 – Palestra “Como obter sucesso nas carreiras jurídicas: concursos públicos, Magistério e iniciativa privada” – Hotel Himmelblau, em Blumenau.

 • PE – 16/11/09 - segunda-feira, – Palestra "Como ter sucesso na área jurídica: concursos públicos, Magistério e advocacia” - em Recife.

 • RJ – 17/11/09 – terça-feira, 20h – Preleção no jantar da Adhonep sobre empreendedorismo e milagres – Capítulo Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

 • RJ - 18/11/09 - quarta-feira, 17h – Participação no programa 93 Radical - Rádio 93FM, no Rio de Janeiro.

Veja mais informações no meu site!

VIDEOS INTERESSANTES:
 • Quem amarrou seu paraquedas? – Sobre as pessoas realmente importantes na nossa vida.




...................................................................................................................................................................
ATENÇÃO: Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado e o conteúdo está claramente descrito. Para exclusão do seu nome, basta retornar este e-mail colocando no assunto EXCLUIR.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog