terça-feira, 6 de outubro de 2009

Informativo William Douglas







Informativo William Douglas
Ano 2 – n° 19 – Outubro/2009 – www.williamdouglas.com.br
NESTA EDIÇÃO

Mundo Jurídico
 • Rogério Greco comenta a nova lei dos crimes contra a dignidade sexual
 • Virtualização nos Tribunais
 • 141 novos cargos para Juiz Substituto/SP
 • Depois de AL, é a vez do ES conceder isenção na taxa do Exame da OAB
 • Para se chegar ao STF

Concurso Público
 • ANPAC e ANDACON – Associações de apoio ao concurso
 • A “indústria” dos concursos
 • Há casos em que cabe estabelecer limite de idade para concurso

Educação
 • Fim do trote violento
 • Portal Domínio Público
Brasil
 • A crise mundial e seus reflexos no Brasil
Mercado Editorial
 • Professor Guerrinha comenta “A arte da guerra para provas e concursos”
 • Digitalização de livros completos
 • Ô, trem bão!
 • Lançamento¹: Penas Alternativas
 • Lançamento²: Espelho da Alma
 • Lançamento³: Feito de sal e sol
William Douglas
 • Palestra na FGV Direito Rio
 • Homenagem do IMB
 • Participação no programa “Saber Direito”, da TV Justiça
Espiritualidade
 • Espiritualidade, sucesso e dinheiro
 • A pintura
Desenvolvimento Pessoal
 • Saúde mental
 • Para saborear!
ROGÉRIO GRECO COMENTA A NOVA LEI DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

A partir de agosto deste ano, tanto homens quanto mulheres podem cometer ou sofrer o crime de estupro. O Dr. Rogério Greco comenta a nova lei dos crimes conta a dignidade sexual.
VIRTUALIZAÇÃO DOS TRIBUNAIS

O Presidente do STJ organizou uma comissão para transformar o órgão no primeiro tribunal nacional com o trâmite processual totalmente informatizado, ainda em 2009. E pode comemorar, porque 27 Tribunais já aderiram aos processos digitais. A digitalização trará benefícios não só para o Poder Judiciário, mas também para a sociedade, que tanto reclama da morosidade nos processos judiciais.
141 NOVOS CARGOS PARA JUIZ SUBSTITUTO/SP

No último dia 10, o presidente Lula sancionou o projeto de lei que cria 141 cargos de Juiz do Trabalho Substituto, para o TRT da 2ª Região (SP). Prepare-se que vêm mais concursos por aí...
DEPOIS DE AL, É A VEZ DO ES CONCEDER ISENÇÃO NA TAXA DO EXAME DA OAB

A OAB/ES deve prever, em seu edital 2009.2, a possibilidade de isenção na taxa de inscrição no exame, para os candidatos que comprovarem não ter condições arcar com os custos.
PARA SE CHEGAR AO STF

O jornal "O Estado de São Paulo" publicou o meu artigo sobre a polêmica acerca da nomeação do advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, para a vaga aberta no STF.
ANPAC E ANDACON

Além da operosa ANPAC, agora também temos a ANDACON. Os concurseiros têm duas associações de apoio. Eu, que sou o associado nº 01 da ANDACON, respondi a cinco perguntas sobre as associações, em uma entrevista para Carolina Teixeira, colaboradora e também associada.
A INDÚSTRIA DOS CONCURSOS

Escrevi um artigo sobre a “indústria” dos concursos. Caso o assunto interesse, não deixe de ler.
HÁ CASOS EM QUE CABE ESTABELECER LIMITE DE IDADE PARA CONCURSO

Cinco candidatos para o cargo de soldado permanente da Polícia Militar/MT, todos com idade superior a 25 anos, entraram com mandado de segurança para garantir a participação no concurso.
FIM DO TROTE VIOLENTO

No mês de setembro, o Ministério Público Federal/SP orientou que as universidades estaduais adotem medidas de segurança contra a prática de trotes violentos, humilhantes, vexatórios ou constrangedores. A recomendação prevê punições disciplinares e administrativas, e responsabilização civil e penal dos estudantes envolvidos nessa prática. A ação foi motivada por denúncias de trotes desse tipo em quatro cidades do interior de São Paulo. Tomara que universidades de todo o Brasil sigam essas orientações...
PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO

O Ministério da Educação oferece, desde 2004, uma biblioteca digital de obras literárias, artísticas e científicas, disponíveis em imagem, som, texto e vídeo. O Portal Domínio Público é de acesso gratuito e irrestrito, e as obras já estão em domínio público ou tiveram sua divulgação devidamente autorizada. Só de literatura portuguesa são mais de 730 livros! Não deixe de conferir.
A CRISE MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL

O Brasil se prepara para sair da recessão mais rapidamente e com indicadores mais saudáveis, em relação às principais economias do mundo. Alguns indicadores econômicos já retornaram inclusive aos níveis pré-turbulência. Leia também o meu artigo sobre o valor das pessoas e das empresas em meio à crise.
PROFESSOR GUERRINHA COMENTA "A ARTE DA GUERRA PARA PROVAS E CONCURSOS"

O professor Carlos Eduardo Guerra de Moraes, o Guerrinha, professor da UERJ e referência em Direito Civil, fez um gentil comentário no seu blog sobre o meu livro “A arte da guerra para provas e concursos”.
DIGITALIZAÇÃO DE LIVROS COMPLETOS

A Comissão Européia (CE) defende a criação de leis que visem à digitalização de livros, respeitando os direitos autorais. O projeto foi impulsionado pela iniciativa norte-americana do Google Books, modelo que a UE deve seguir. Representantes de editores, bibliotecas e titulares de direitos autorais europeus protestaram contra a nova ideia, pois acreditam que serão afetados com essa virtualização.
Ô TREM BÃO

Em Ibiá (MG), livros estão ‘aparecendo’ em diversos lugares públicos da cidade. Mas não é mágica; a ideia é desenvolver o hábito da leitura na população, e para isso, mais de cem livros foram espalhados pela cidade, em praças, parques, pontos de ônibus... A única exigência é que o leitor deixe o livro em outro lugar da cidade, para que outras pessoas tenham acesso à obra.
LANÇAMENTO¹: PENAS ALTERNATIVAS

No dia 05 de outubro, será lançado o livro “Pena alternativa no modelo brasileiro de Justiça Criminal”, do Professor Agnaldo Abrantes. O lançamento acontecerá às 19h na Universo – Campus Niterói.
LANÇAMENTO²: ESPELHO DA ALMA


Neste livro, o professor Renato Aquino reúne poemas inéditos de diferentes fases da sua vida, inclusive de sua adolescência. Com belos sonetos e boas indicações de princípios de vida, a obra é excelente. Livro em 4 cores.
LANÇAMENTO³: FEITO DE SAL E SOL


Em setembro, o autor Jorge Vicente lançou o livro de poesias “Feito de sal e sol”. A obra vem numa caixa especial, contendo o livro e um DVD com algumas partes das poesias narradas pela voz do próprio autor. Um belíssimo trabalho literário e de produção artística.
PALESTRA NA FGV DIREITO RIO

No dia 11 de setembro, palestrei na FGV para o curso de Direito, sobre “Como passar em concursos”, três dias antes do Exame da OAB/RJ. O resultado foi excelente (padrão da FGV!): dos 27 alunos, 23 foram aprovados, um dos melhores índices no Exame.
HOMENAGEM DO IMB

No dia 29 de setembro, fui homenageado pelo Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) com a Medalha do Mérito Cultural da Magistratura, concedida a quem contribui para a formação da cultura da nação, dentro e fora do judiciário. Foi uma festa muito bonita. Levei praticamente todos os funcionários da 4ª Vara Federal de Niterói, que considero a melhor equipe do Brasil.
PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA "SABER DIREITO", DA TV JUSTIÇA

Entre os dias 21 e 25 de setembro, participei do programa "Saber Direito", da TV Justiça. Foram cinco aulas falando sobre carreiras jurídicas. Dei dicas de como obter sucesso na carreira, como ter um estudo eficaz e de qualidade, e ensinei técnicas de raciocínio e oratória jurídicos. Não deixe de assistir! As aulas estão no meu site.
ESPIRITUALIDADE, SUCESSO E DINHEIRO

Os cristãos, em geral, caem em um excesso ou outro: (A) achar que Deus tem que lhes dar dinheiro; (B) que dinheiro é sujo, pecaminoso. Outro erro: (C) acham que Deus tem que fazer tudo (intervenção exagerada); (D) que Ele não interfere o suficiente na vida profissional e financeira (intervenção ineficaz). No primeiro caso (A e B), se perde o equilíbrio e, no segundo (C e D), fica-se acomodado ou angustiado. Certo está Filipenses 4. Bem, quem quiser, pode ver um vídeo meu de 90 minutos sobre o assunto, chamado "Sucesso Profissional e Financeiro à Luz da Bíblia". Comentários serão muito bem-vindos.
A PINTURA

Recebi um .pps chamado "A pintura", do qual gostei muito. A história propõe uma importante reflexão.
SAÚDE MENTAL

Indico este artigo irreverente do Rubem Alves a vocês. Afinal de contas, quem não quer manter a saúde mental em dia...?
PARA SABOREAR

Dois restaurantes imperdíveis no Rio. O Aprazível (Santa Tereza) foi eleito a 2ª melhor carta de vinhos nacionais do país: (21) 2508-9174. O outro é o Restaurante Albamar, uma pérola da cidade do Rio de Janeiro, incrustada na Praça XV: (21) 2240-8428.


SAÚDE – É PROIBIDO FUMAR


Foi sancionada no Rio de Janeiro a lei que proíbe fumar em locais públicos ou privados de uso coletivo. A lei estadual define que onde há circulação ou permanência de pessoas, e o recinto seja total ou parcialmente fechado por parede, teto, divisória ou toldo, o fumo está proibido. As exceções são para tabacarias e cultos religiosos, desde que o fumo faça parte do rito. Os estabelecimentos têm até o dia 11 de novembro para se adequar às novas regras.
 
PALAVRAS DE SABEDORIA


“Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato”
Ec. 7.5
ELES DISSERAM
“O treinamento é o aprendizado das regras. A experiência é o aprendizado das exceções”.
Kathy Wagoner
EU RESPONDO
Na minha cidade não existem bons cursos para concursos, então estou pensando em fazer um curso via satélite. Meu foco é nos concursos de nível médio, principalmente os ministérios. Estou pensando em cursar o Praetorium. Esse curso é bom? Alguém recomenda algum outro curso via satélite? Será que esses cursos via satélite são muito avançados para concursos de nível médio?
R: Amigo, se não há curso presencial na sua cidade, se você não quer sair dela para ir estudar em um presencial em outra, e se tem cursos por satélite onde você está, não é nem para pensar ou se preocupar: curso via satélite é ótimo, a saída, a solução! O satélite não tem tanta emoção como temos na aula ao vivo, mas é um excelente instrumento de democratização do acesso ao ensino e de oportunidade de aprendizado. Ele veio para ficar e ajuda muito. O essencial da matéria é perfeitamente "passável" via satélite. Quanto a escolha entre os diversos cursos via satélite, os caminhos são os mesmos aplicáveis na dúvida entre dois cursos presenciais.
ARTIGOS PUBLICADOS NO ÚLTIMO MÊS
 • Cinco conselhos úteis
 • Teste de aptidão física
 • A “indústria” dos concursos

NOTÍCIAS SOBRE O MUNDO JURÍDICO E DOS CONCURSOS NO BLOG, ORKUT E TWITTER

      
Palestras gratuitas no Youtube
Para vê-las, clique aqui.
Onde encontrar meus livros
Clique aqui.
 
NA MÍDIA - SETEMBRO/OUTUBRO
 • 01/09/09 – Folha Dirigida – Entrevista: “II Fórum de Empregabilidade Pública”.

 • 08/09/09 – Blog Psicologia do Vestibular - Matéria: “Sua atitude faz diferença”.

 • 12/09/09 – Folha Dirigida – Palestra: “Como passar em provas e concursos” – XIV Bienal do Livro Rio (vídeo em três partes).

 • 21/09/09 – Programa Saber Direito (TV Justiça) – Cinco aulas sobre Carreiras Jurídicas.
 • 02/10/09 – Jornal "O Estado de São Paulo" - Artigo: "Para chegar ao STF".
AGENDA - OUTUBRO
 • RJ – 02/10/09 – Sexta-feira, 9h – Palestra “Técnicas de estudo: novo ENEM” – Sistema Elite de Ensino, em Nova Iguaçu.

 • MG – 10/10/09 – Sábado, 16h30 – Palestra “Como passar em provas e concursos” – Curso Turma de Estudos, em Belo Horizonte.

 • RJ - 15/10/09
– Quinta-feira, 19h – Palestra “Como passar em provas e concursos” – CEPAD, em Niterói.

 • RJ – 16/10/09
– Sexta-feira, 20h – Palestra “Sucesso profissional e financeiro” – Pensando Jovem, na Igreja Presbiteriana da Tijuca.
 • RJ - 23/10/09 - Sexta-feira, 19h – Evocação à Academia Evangélica de Letras do Brasil – Sessão Magna, na Igreja Presbiteriana de Copacabana.

Veja mais informações no meu site!


DATAS ESPECIAIS
15/10 - Dia do Professor
28/10 - Dia do Servidor Público
29/10 - Dia Nacional do Livro
VIDEOS INTERESSANTES:
 • A história dos números arábicos – Você sabe por que 1 é 1?

 • Nós estamos aqui: o pálido ponto azul – Sobre a nossa pequenez diante da imensidão do universo. Para assisti-los, clique aqui e acesse o link educação › artigos interessantes

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog