quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Jornalista comenta versão experimental do Google Wave

O Google anuncia para o fim do ano uma ferramenta que promete revolucionar a maneira de navegar na internet, novidade que vem sendo apontada como o principal lançamento da empresa desde o Gmail, em 2004. O Google Wave, como foi batizado, promete reunir em um único aplicativo várias ferramentas, como: email, chat, redes sociais, tradutor simultâneo, buscador, entre outros.
Por enquanto, apenas alguns poucos usários mundo afora, aprovados pelo Google, têm acesso à versão experimental do Google Wave, algo próximo do que será oferecido em breve aos internautas. Um desses seletos, o jornalista Tiago Dória, postou em seu blog suas primeiras impressões a respeito dessa nova ferramenta virtual. "Não ia publicá-las (impressões), mas como há muita gente me perguntando sobre o Wave, resolvi seguir em frente".
Tudo começa com a criação de um "wave", que, segundo o especialista em tecnologia e mídia, "pode ser uma simples mensagem para uma pessoa que está em sua lista de contatos do Google Wave ou ser um thread de uma discussão. Você propõe um tema e adiciona as pessoas que podem fazer parte desse thread."
Por meio desses threads, os usuários podem adicionar mensagens, vídeos, links, textos, mapas, jogos, imagens e outros usuários, numa espécie de lista de discussão que pode acontecer "em tempo real". O programa permite, segundo Dória, que o internauta veja o que a outra pessoa está digitando, antes mesmo dela concluir a sentença e de clicar em "enter" – como acontece hoje em programas de mensagens instantâneas como Google Talk e MSN.
"Dessa forma, o Google Wave torna-se um ambiente de edição colaborativa, que, quem sabe, mais para frente poderá servir também para editar vídeos e fotos a diversas mãos", explica o jornalista. "O Wave trabalha muito com essa questão da instantaniedade da comunicação, da publicação em tempo real. Para mim, neste momento inicial, por exemplo, ele está se saindo mais como uma ferramenta turbinada de lista de discussão", acrescenta o jornalista, que mantém um perfil no Twitter, com doses diárias de cultura web, tecnologia e mídia. 

O Diário do Norte do Paraná.20/10/2009

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog