sábado, 22 de agosto de 2009

Indicação de Livro: Estupro - Uma Interpretação Sociológica da Violência no Cárcere




Estupro - Uma Interpretação Sociológica da Violência no Cárcere

Gessé Marques Junior, 168 pgs.
Publicado em: 21/8/2009
Editora: Juruá Editora
ISBN: 978853622580-7

Para comprar o livro, clique aqui.

“Estupro – Uma Interpretação Sociológica da Violência no Cárcere” é uma análise sobre práticas e regras internas recorrentes nos cárceres brasileiros que oprimem e violentam aqueles que são condenados por estupro. A partir delas, o livro expõe como a condição do estuprador repercute no processo de decisão, de interpretação e na profissão jurídica, relacionando o dever ser da doutrina e teoria jurídicas com dados sociológicos. Por meio de pesquisa de campo e aplicação de questionários entre juízes(as) e promotores(as) da região de Campinas, SP, tem por objetivo descrever e analisar como as práticas da Execução Penal criam uma moldura de entendimento que envolve as ações profissionais e pessoais desses operadores do direito. E, a partir desses dados, revela um sentimento de “frustração” que percorre as dificuldades na aplicação das normas de direito na sociedade. O livro percorre problemas do direito com olhar sociológico, utiliza uma linguagem acessível a profissionais de Direito e de Ciências Sociais, e desenvolve uma metodologia de pesquisa que amplia os horizontes das investigações sobre as práticas jurídicas.

CURRÍCULO DO AUTOR

Gessé Marques Junior é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP; Doutorado “Sandwich” na University of California, San Diego; Mestre em Antropologia Social na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp; Mestre em Direito na Universidade Metodista de Piracicaba. Professor de Sociologia Jurídica e Metodologia de Pesquisa em Direito na Unimep; graduado em Ciências Sociais.

-

Nota do Blog: Pessoal, acaba de lançar este brilhante e esperado Livro do Prof. Dr. Gessé. O Prof. Gessé foi um dos excelentes professores, e agora amigo, que tive no mestrado. Este trabalho é fruto de muita dedicação. Tenho certeza que o livro será um grande sucesso. Ao Prof. Gessé, parabéns pelo brilhante trabalho.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog