terça-feira, 21 de julho de 2009

OAB/PR: Pesquisa revela hábitos de vida e saúde dos advogados

Representantes da OAB Paraná e de conselhos profissionais ligados à área da saúde estiveram reunidos na quinta-feira (09), na sede da Seccional, para conhecer os resultados da pesquisa sobre os hábitos de vida dos advogados. Um total de 3.048 advogados respondeu à pesquisa, que servirá de base para a elaboração dos programas que serão oferecidos durante a 1ª Semana da Saúde, a ser realizada em Curitiba e nas subseções da OAB de 3 a 8 de agosto.

O questionário ficou disponível no site da OAB Paraná entre os dias 29 de maio e 22 de junho. De acordo com a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Sandra Lia Bazzo Barwinski, coordenadora da Semana da Saúde, a pesquisa revela, segundo dados científicos, o perfil dos advogados paranaenses em relação à qualidade de vida. “Esse trabalho nasceu da necessidade de valorizarmos o profissional, mas isso não é possível se não nos preocuparmos com o indivíduo”, disse Sandra Lia.

Elaborada pela pesquisadora Birgit Keller, com a colaboração dos conselhos regionais de Medicina, Odontologia, Educação Física, Psicologia, entre outras entidades do setor, o questionário abordou aspectos físicos e psicológicos relacionados à rotina do advogado em seu ambiente de trabalho e na família. Dessa amostragem, a média de idade foi de 36 anos. “A partir desse dado, observando que a maioria dos entrevistados encontra-se na faixa dos 40 anos, devemos pensar em programas de prevenção que orientam os advogados a ter um hábito saudável hoje para evitar problemas no futuro”, destacou a pesquisadora.

A pesquisa mostrou, por exemplo, que 54% dos entrevistados de ambos os sexos trabalham entre 8 e 12 horas por dia, o que resulta também em menos tempo dedicado à família. Um número significativo – 17% dos advogados – dispõe de tempo para se dedicar aos filhos só nos finais de semana. Quanto à freqüência na realização de exames preventivos, 46% fazem uma vez por ano, 12% fazem a cada seis meses, mas 17% nunca fizeram exames preventivos. A maioria é formada por “ex-praticantes” de atividades físicas, enquanto 16% praticam alguma atividade três vezes por semana e 8% só nos finais de semana. Numa análise global dos indicadores, Birgit Keller constata que, em média, os advogados vivem num nível “moderado” de estresse.

O presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, abriu a reunião, que contou com a presença também de Miguel Ibrahim Abboud Hanna Sobrinho, do Conselho Regional de Medicina; Emerson Luiz Gorge e Rui Barbosa dos Santos, do Conselho Regional de Odontologia; Osíris Pontoni Klamas, da Associação Brasileira de Odontologia; Célia Mazza de Souza, do Conselho Regional de Psicologia; Pedro Cezar Beraldo, do Conselho Regional de Fisioterapia, e Rafael Strugale, do Conselho Regional de Educação Física.

Confira alguns números da pesquisa sobre os hábitos dos advogados relacionados à saúde:

54% - trabalham entre 8 e 12 horas por dias
17% - dispõe de tempo para os filhos somente nos finais de semana
46% - fazem exames preventivos uma vez por ano
12% - fazem exames preventivos uma vez por semestre
17% - nunca fizeram exames preventivos
34% - são ex-praticantes de atividades físicas
16% - praticam alguma atividade física três vezes por semana
8% - só praticam atividades físicas nos finais de semana



Fonte: OAB/PR

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog