quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mais jovens têm relações sexuais antes dos 15 anos; nº de parceiros aumenta

É maior o número de adolescentes com 15 anos ou menos que mantêm relações sexuais, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. A quantidade de pessoas que declararam ter tido cinco parceiros casuais no último ano e aquelas que relataram terem feito sexo com dez pessoas diferentes ou mais no decorrer da vida também apresentou elevação.

Os dados constam do levantamento denominado "Pesquisa de Comportamento, Atitudes e Práticas da População Brasileira", feito a partir de dados colhidos junto a 8.000 pessoas de todas a regiões do país da faixa etária entre 15 anos e 64 anos. A pesquisa foi feita entre setembro e novembro de 2008.

A evolução é comparativa a um estudo parecido feito em 2004. Segundo o Ministério da Saúde, na ocasião, 25,2% dos entrevistados relataram terem feito sexo com 15 anos ou menos. O estudo divulgado hoje com base em respostas de 2008 indica que 27,7% tiveram sua primeira experiência sexual com 15 anos ou menos.

Aqueles que relataram terem dez parceiros sexuais ou mais na vida passou de 19,3% para 25,9%. Outro item, o que questionou quantos entrevistados tiveram cinco parceiros casuais ou mais no último ano passou de 4% em 2004 para 9,3% em 2008.

Recortes

Os dados da pesquisa são abrangentes. Outro recorte revela que sexo casual vem crescendo e, atualmente, atinge perto de 9% de todos os entrevistados. Estudo parecido feito em 2004 revelou que o índice era de 4%.

O estudo informa ainda que 11% das pessoas que mantêm relacionamento estável não praticaram sexo durante um período de 12 meses.

Ao menos 7,3% dos brasileiros já fizeram sexo com pessoas que conheceram pela internet. Entre os homens, 10,3% afirmaram ter feito sexo com ao menos um parceiro que conheceu pela internet durante o período --para as mulheres, a taxa é de 4,1%.

Segundo o levantamento na primeira relação sexual de suas vidas, os homens se preocupam mais em usar a caminha que as mulheres e a proteção é mais lembrada por jovens que pelos mais velhos no momento de ir para a cama com alguém pela primeira vez.

O estudo traz dados contraditórios. Um deles é que o brasileiro possui um elevado índice de conhecimento a respeito das formas de infecção e prevenção da Aids. Ao menos 95% deles sabem que a camisinha é a melhor forma de se evitar a doença. O problema é que o uso do preservativo vem caindo nos últimos anos.


Folha de São Paulo. 18/06/2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Também tenho um blog com conteúdo jurídico que tal uma parceria na divulgação?

Abraço,

Rodrigo

http://drigo-online.blogspot.com/

Pesquisar este blog