quinta-feira, 4 de junho de 2009

Entrega de carteiras de habilitação suspensas sobe 741%

Em Curitiba, os postos do Detran receberam 328 documentos ontem. A média diária era de apenas 39 devoluções antes da decisão da Secretaria de Segurança Pública

No dia seguinte à decisão da Secretaria Estadual da Segurança Pública de ameaçar de prisão motoristas que não devolverem a carteira suspensa, aumentou em 741% o número de devoluções no Detran da capital. Ontem, 328 documentos foram entregues em Curitiba, contra uma média diária de apenas 39 devoluções no restante do ano. Em todo o estado, o crescimento chegou a 568% – foram 695 entregas somente ontem, contra a média de 104 devoluções nos outros dias de 2009.

A correria aos Detrans do Paraná é reflexo da resolução em vigor desde ontem que dá prazo de dois dias para que os motoristas com a carteira suspensa entreguem o documento à entidade. Quem não cumprir a determinação receberá uma visita policial e, se insistir em não devolver a habilitação, será preso em flagrante por desobediência e poderá passar até seis meses na prisão.

Dos 3,9 milhões de condutores paranaenses, 69.903 estão com a carteira suspensa, mas ainda não entregaram o documento e podem estar dirigindo de maneira irregular. Desse total, cerca de 13 mil receberam mais de uma suspensão. Segundo o Detran, há casos de motoristas que receberam dezenas de notificações e, ainda assim, não devolveram a habilitação.

“Sugiro que quem tem a carteira suspensa vá ao Detran fazer a entrega. É bom ter em mente que, se não entregar, pode ser preso.” disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, durante a assinatura da resolução. Segundo ele, o objetivo da medida é acabar com uma “sensação de impunidade” que tomou conta da sociedade. “Não haverá proteção. Cidadãos comuns e autoridades públicas que não respeitarem a ordem sofrerão consequências”, declarou.

Pelas novas regras da Secretaria de Segurança, motoristas infratores já notificados receberão um aviso para que entreguem o documento e, a partir daí, passará a valer o prazo de 48 horas. Já as novas notificações trarão esclarecimentos aos condutores punidos para cumprirem a determinação da secretaria.

Por meio da assessoria, a secretaria informou que, por questões de logística, ainda não há uma data para que a medida comece a ser aplicada. Também não foi divulgado quantos policias serão deslocados para fazer o trabalho, porque é praxe do governo não fornecer esse tipo de informação. Em relação ao fato de os policiais agirem de maneira velada – sem vestir uniforme que possa identificá-los –, a secretaria afirmou que o objetivo da resolução é o cumprimento da lei e não causar constrangimento público aos motoristas infratores.

Na capital, policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) irão atrás desses condutores para recolher o documento – quem se negar a entregar a habilitação será encaminhado à Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran). Nas cidades do interior, o trabalho será realizado por policiais credenciados como agentes de trânsito.

Ontem, o Detran garantiu que, em virtude do aumento no número de devoluções de carteiras suspensas, poderá abrir novas turmas de reciclagem. Condutores que perdem temporariamente o direito de dirigir precisam passar por um curso de reciclagem de 30 horas. Depois de cumprir o período de suspensão e comparecer às aulas, podem reaver o documento.

Para ter a carteira suspensa, é preciso acumular 20 pontos num período de um ano ou cometer uma infração considerada gravíssima.

Serviço

Para obter informações sobre multas e a licença para dirigir, o motorista pode ligar de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas no telefone 0800-643-7373 (a ligação é gratuita).

A página do Detran na internet (www.detran.pr.gov.br) traz o endereço de todos os postos de atendimento espalhados pelo Paraná, onde é possível entregar e reaver as carteiras suspensas. O atendimento nas unidades é de segunda à sexta-feira das 8 às 14 horas.



Fonte: Euclides Lucas Garcia - Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog