sexta-feira, 26 de junho de 2009

Blog vai debater políticas públicas e controle social nas eleições de 2010


Um movimento silencioso, mas consistente, está surgindo no Paraná com o intuito de debater as políticas públicas e o controle social delas a partir dos municípios.

Denominado de “Paraná em Debate”, o movimento foi idealizado pelas entidades de classes ligadas às profissões da Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências.

Um blog (www.paranaemdebate.com.br) está sendo lançado para estimular o debate entre as comunidades. Essa mídia será alimentada diariamente por uma rede de cerca de 30 colaboradores espalhados em sete regionais no estado.

Para mobilizar a sociedade, além do blog, o “Paraná em Debate” se utilizará das redes sociais na internet, tais como Orkut, Twitter, Flickr, dentre outras ferramentas virtuais.

Uma “Agenda Parlamentar” alicerçada em audiências públicas nos municípios já está acontecendo em pleno vapor (ver quadro).

Segundo o engenheiro agrônomo Alvaro José Cabrini Jr, presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), um dos parceiros estratégicos do movimento, o objetivo é discutir com as 399 prefeituras, as igrejas, os sindicatos, as associações comerciais e industriais e os partidos políticos um projeto de desenvolvimento para o Paraná.

O movimento pretende exercer um sólido controle social na implantação das políticas públicas. “A ideia é discutir, elaborar e acompanhar a execução de sugestões pautadas numa agenda desenvolvimentista, que gere emprego e renda aos paranaenses”, disse Cabrini.

O dirigente salienta ainda que o movimento vai apresentar uma agenda pró-ativa de proposições aos candidatos ao governo do Estado e presidente da República. “Queremos, a partir das demandas reprimidas dos municípios paranaenses, elaborar propostas de políticas públicas para oferecer aos candidatos

em 2010”, adiantou.

Agenda Parlamentar inicia nas regiões Oeste e Norte na próxima semana

As audiências públicas previstas na Agenda Parlamentar que serão realizadas pelas entidades de classe pertencentes ao movimento iniciam na próxima semana. Na segunda-feira, 22, as lideranças municipais de Marechal Cândido Rondon receberão as propostas de políticas públicas elaboradas com a participação de profissionais das áreas tecnológicas, com base num diagnóstico feito no município, dados do IPARDES, IBGE e em ferramentas de gestão, como o Plano Plurianual.

Na terça-feira, 23, a Agenda Parlamentar acontece em Campo Mourão; dia 24, em Ivaiporã e dia 25 em Cornélio Procópio. Dia 30 é a vez de União da Vitória e dia 1.º em Campo Mourão. No dia 3 de julho o evento acontece em Castro.

Confirma mais detalhes e locais de realização no blog www.paranaemdebate.com.br

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CREA-PR

41 3350-6922 / 8435-7323, COM ANNA PREUSSLER

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog