sexta-feira, 17 de abril de 2009

Seleção para delegado atrai 7,7 mil inscritos

Cerca de 50 candidatos por vaga devem disputar oportunidades na Academia de Polícia, com salário de R$ 5,7 mil

Divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano (IBDH), a lista preliminar de inscritos ao concurso para delegado de polícia no Rio Grande do Sul antecipa uma disputa próxima de 50 candidatos por vaga. São 7,7 mil participantes.

O número final de inscritos, alerta o IBDH, somente será oficializado após o prazo para recursos e a publicação homologada dos inscritos. Com a primeira prova marcada para o dia 17 de maio, a seleção oferece, além da carreira na Academia de Polícia (Acadepol), um salário de R$ 5,7 mil.

Divulgada no site já no início do dia, a lista teve de ser retirada durante a tarde, voltando a ficar disponível novamente apenas perto das 18h. Na primeira relação, além dos nomes, constavam os números do Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

– Logo que a listagem saiu, alguns candidatos começaram a reclamar da divulgação pública dos dados, e pediram para os números dos documentos serem excluídos da relação – explica o delegado Luís Henrique Gasparetto, diretor da divisão de recrutamento e seleção da Academia de Polícia.

Densidade é menor do que a registrada em 2006

Em relação ao processo aberto em 2006, quando foram oferecidas apenas 60 vagas para o mesmo cargo, o número de inscritos foi praticamente o mesmo, segundo o diretor da Academia de Polícia, delegado Mário Wagner – o que representou na ocasião densidade superior a cem candidatos por vaga e uma disputa mais acirrada.

– Eu esperava mais candidatos a delegados neste ano. Mas como há muitos concursos abertos na área da Justiça, isso divide os interessados. E as taxas de inscrição são caras – analisa o diretor da Acadepol.

Com processos abertos no Ministério Público e para juiz disponíveis aos bacharéis em Direito, Nylson Paim, coordenador do curso preparatório Verbo Jurídico, considera até alto o número de 7,7 mil inscritos.

Para Marcelo Hugo da Rocha, coordenador do curso Retorno Jurídico, a expectativa era de que 10 mil se inscrevessem na seleção.

– A densidade menor do que em 2006 facilita o ingresso para quem está inscrito neste ano – opina Rocha.

Zero Hora.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog