terça-feira, 24 de março de 2009

Falso testemunho: Testemunha é presa em julgamento e réu é absolvido

Um caso inusitado durante a sessão do Tribunal do Júri Popular, na quinta-feira, chamou a atenção da plateia que assistia ao julgamento do réu Francivaldo dos Santos Costa, pronunciado por crime de homicídio. Na ocasião o Promotor de Justiça Madson Carvalho, entendeu que a testemunha de defesa Linomar Penzenhagem, 40, estava mentindo e solicitou do juiz presidente da sessão, Délcio Dias Feu, que indagasse aos demais jurados sobre esse fato.

Os jurados também entenderam como o promotor, fato este que levou o magistrado a solicitar que a testemunha em questão fosse detida e encaminhada ao 1º Distrito Policial, onde o delegado plantonista findou por autuar em flagrante Linomar por crime de falso testemunho, previsto no artigo 342 do Código Penal Brasileiro. Ao final do procedimento a testemunha foi encaminhada para fazer exame de corpo de delito no IML (Instituto de Medicina Legal) e de lá recolhido à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, para ficar à disposição da Justiça.

Em seu interrogatório Linomar Penzenhagem disse que era a primeira vez que participava de um julgamento como testemunha e ficou nervoso. No entanto diante das perguntas e insistências acabou “embaralhando” suas ideias. Afirmou que não teve intenção de mentir nem de atrapalhar o corpo de jurados. Apenas respondeu que não se lembrava com detalhes do que tinha ocorrido.

ABSOLVIDO – Apesar do fato inusitado o julgamento prosseguiu e o resultado acabou sendo favorável à defesa do réu, tendo os jurados absolvido Francivaldo Costa por maioria, tal como o advogado de defesa pedia, ao trabalhar com a tese de negativa de autoria do crime. Ao final da sessão o juiz leu a sentença inocentando o réu e ao mesmo tempo determinou que ele fosse posto em liberdade em seguida.

Francivaldo foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por crime de homicídio duplamente qualificado, motivo fútil e que dificultou a defesa da vítima. De acordo com informação obtida através do site do Tribunal de Justiça, o crime ocorreu em 2007, em Boa Vista, e teve como vítima Robson Gerge Honorato Costa.

LIBERDADE – Ontem a tarde à Folha recebeu a informação de que a juíza Lana Leitão, titular da 1ª Vara Criminal, havia solicitado a liberdade da testemunha presa em flagrante acusado do crime de falso testemunho. A reportagem tentou confirmar a informação, mas até o fechamento desta edição, por volta das 20h, não foi possível.



Fonte: TJ/RR

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog