sexta-feira, 27 de março de 2009

Criminalidade aumenta em todo o Paraná

A violência, contabilizada através de homicídios do-losos, explodiu em Curitiba e região metropolitana. A constatação vem dos dados sobre a criminalidade divulgados ontem pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Entre os anos de 2007 e 2008, o aumento foi de 13%. Já a estatística destes crimes em todo o Paraná teve um crescimento de quase 7%. Foram 2.647 homicídios em 2007, contra 2.831 em 2008; 184 casos a mais em todo o Estado.

Quando as atenções se voltam para os municípios da Região Metropolitana de Curitiba, o aumento destes delitos é grande. De um ano para o outro, foi de mais de 17%.

Aconteceram 567 homicídios em 2007, contra 667 no ano passado, exatamente 100 casos a mais. Em Curitiba, houve 549 casos no ano retrasado e 598 em 2008; 49 casos a mais, o que representa aumento de quase 9%.

Em Curitiba, segundo dados levantados pela Delegacia de Homicídios, o tráfico de drogas foi motivador de 80% dos crimes. As estatísticas da violência só não foram maiores, porque da contagem de homicídios dolosos, a Sesp excluiu os casos de lesões corporais seguidas de morte, latrocínio, achados de cadáver, corpos incendiados e mortes de pessoas que entraram em confrontos com a polícia.

Soluções


No Paraná, a média de homicídios solucionados girou em torno de 65%. O governo estadual se dá por satisfeito com os números, comparando essa média com a nacional, que é de apenas 10%.

Em Curitiba, a solução destes casos ficou em 45%. Para o delegado Jaime da Luz, essa taxa é um pouco mais baixa em relação à média estadual, por conta das características da capital, como dimensão territorial maior, bem como a densidade demográfica e quantidade de população, além, principalmente, da intensidade do tráfico de drogas.



Fonte: Giselle Ulbrich - O Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog