quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Nordeste concentra 77% dos municípios com população abaixo da linha de pobreza

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que, proporcionalmente, o Nordeste tem mais que o dobro de municípios com pessoas abaixo da linha da pobreza que em todo o Brasil. Na região, 77% dos municípios estavam nesta condição, enquanto que a média do Brasil era de 32,6%, de acordo com o Mapa da Pobreza e Desigualdade 2003.

A pesquisa, feita em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), traça, pela primeira vez, indicadores como a incidência de pobreza e a desigualdade entre os pobres no Brasil. Os dados são referentes a 2003.

O mapa revela que, no Brasil, 1.793 municípios tinham populações vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. Destes, apenas 416 deles não estão no Nordeste. Naquela região e no Centro-Oeste, o índice foi mais que o dobro do Brasil: 77,1% e 73,5% do total de municípios de cada um, respectivamente.

Já em uma outra ponta, o Sul teve apenas 0,9% de seus municípios --apenas 11 deles-- identificados nessa condição. No Sudeste, o índice também foi baixo: 13,3% do total de municípios na região.

Linha de pobreza

Com base em dados das Pesquisas de Orçamentos Familiares 2002/2003 e no Censo 2000, o Mapa da Pobreza calculou também a distância média dos pobres em relação à linha da pobreza do Brasil. Ou seja: o quão distante está uma região de ultrapassar a linha da pobreza.

Mais uma vez, o Nordeste concentrou uma média de pobres com a maior distância da linha da pobreza: 28,6%, contra 13,1% no Norte. Por isso, conclui o IBGE, o Nordeste é a região que precisa de mais recursos do governo federal para ajudar a população a atravessar a faixa da pobreza.

Já o Centro-Oeste está mais próximo desta linha que o Sudeste. Apenas 3,6% dos municípios daquela região tinham uma distância da linha da pobreza maior que 25%, contra 6,8% no Sudeste.

No Sul, o IBGE não registrou nenhum município nesta mesma condição.

Lançado apenas em DVD, o Mapa da Pobreza do IBGE tem como intuito disponibilizar uma base de dados para se traçar informações variadas sobre a pobreza no Brasil. O DVD traz mapas dos indicadores e dados numéricos e geográficos.

Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog