terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Escola oferece bolsas de estudo

Direito e Justiça / Notícias

* Imprimir
* RSS
* Enviar para amigo
* Corrigir

14/12/2008 às 00:00:00 - Atualizado em 14/12/2008 às 21:55:54
Escola oferece bolsas de estudo

Redação

Encerram-se as inscrições no próximo dia 18 de dezembro de 2008, para matrícula dos aprovados no teste seletivo para o curso de preparação à Magistratura/2009 da Escola da Magistratura do Paraná (Emap), em Curitiba.

Foram selecionados 212 (duzentos e doze), bacharéis e acadêmicos do quinto ano, que concluirão a faculdade até fevereiro de 2009. As aulas acontecem nos turnos da manhã ou noite. Haverá ainda matérias facultativas em horários alternativos.

A Emap voltará a conceder bolsas de estudo de até 80% aos candidatos que devem providenciar os documentos constantes do Regulamento para Concessão de Bolsas de Estudos para o Curso de Preparação à Magistratura, que será disponibilizado aos interessados no ato da matrícula.

Até o ano de 2005, o Tribunal de Justiça do Paraná por meio de subvenção social repassava para a Amapar/Emap valores destinados a viabilizar bolsas de estudo aos estudantes carentes que pretendessem freqüentar a Escola da Magistratura do Paraná (Emap).

De 2005 em diante não mais foram concedidas as bolsas e a Emap, por seus nove núcleos, manteve algumas poucas bolsas com recursos próprios. Para o ano de 2009 e com o planejamento de aumentar o número de alunos a diretoria decidiu disponibilizar, com recursos próprios, mais algumas bolsas na medida em que é interesse público ter nos quadros da magistratura pessoas vocacionadas independentemente de terem ou não dinheiro para pagar a preparação.

Segundo Roberto Portugal Bacellar, diretor da EMAP, muitos bacharéis e acadêmicos vocacionados para a magistratura, deixaram, nesse período, de prestar o curso de preparação à Magistratura por falta de condições.

"Com a concessão de mais algumas bolsas parciais, neste ano, nosso objetivo é auxiliar o estudo e a preparação de alunos que tenham vontade de ser juiz e não tenham dinheiro para pagar o curso", explica.

O curso terá início em fevereiro de 2009 e o grande diferencial da Emap serão novamente as aulas práticas oferecidas, dando a oportunidade de os alunos vivenciem a atuação da vida profissional nos papéis de juiz, advogado, promotor de justiça, servidor, dentre outros. Outras informações podem ser obtidas pelo fone (41) 3254-6500.

O Estado do Paraná, Direito e Justiça, 14/11/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog