segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Empresas dizem priorizar cadastro nos sites a currículo enviado por e-mail

'Filtro' possibilita que sejam escolhidos currículos adequados para vagas.
Pão de Açúcar diz que currículos enviados por e-mail são analisados.

Departamentos de recursos humanos consultados pelo G1 informaram que, em vez de receber e-mails, preferem que os candidatos em busca de emprego cadastrem seus currículos em links específicos nos sites das empresas.

A preferência por esse tipo de cadastramento é justificada pela facilidade de armazenamento dos dados e de busca dos perfis adequados para as oportunidades.

O G1 consultou os departamentos de recursos humanos das empresas Nestlé, McDonald’s, Pão de Açúcar e Vale.

Segundo as empresas, os currículos cadastrados online ficam disponíveis no banco de dados e, quando surgem oportunidades, a equipe de recursos humanos faz uma busca informatizada à procura dos perfis ideais.

Uma espécie de “filtro”, que utiliza palavras-chaves, possibilita que sejam escolhidos os currículos adequados para as vagas.

Todas as companhias informaram que, quando chega e-mail de candidato com o currículo anexado ele recebe uma resposta que o orienta a realizar o cadastro nos sites das empresas.

O Pão de Açúcar, por exemplo, informou receber em média 3 mil currículos por mês via “Trabalhe Conosco” e 70% das vagas são preenchidas por meio da ferramenta.

Roberta Rivaldo, gerente de RH do Grupo Pão de Açúcar, diz que os currículos cadastrados no site são a primeira fonte de recrutamento.

Apesar de a empresa orientar sempre o candidato que manda currículo por e-mail a se cadastrar no site, Roberta diz que esses currículos que chegam por correio eletrônico são abertos.

A gerente de RH afirma que a análise é bem objetiva – o que interessa é apenas o currículo, não o que está escrito no corpo do e-mail. Se o currículo é interessante, fica armazenado.

Em alguns casos, principalmente quando o candidato tem perfil executivo ou experiência em varejo, é chamado para uma entrevista antes mesmo de surgirem oportunidades na área dele.

“Mas, se tem oportunidade naquele momento em que chega o e-mail, o candidato pode ser chamado”, diz.

Seleção nas lojas

No caso do McDonald’s, segundo Hugo Rodrigues, gerente de Recursos Humanos no Brasil, no caso daqueles que querem trabalhar especificamente nos restaurantes, também há a opção de ir pessoalmente aos locais e preencher ficha de inscrição para futuras oportunidades.

O Pão de Açúcar também costuma fazer seleções diretamente nas unidades. Nesse caso, os candidatos são orientados a levar sua documentação e o currículo.

G1.

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