sexta-feira, 24 de outubro de 2008

França planeja proibir álcool para os jovens

Preocupado com o crescimento do alcoolismo entre os jovens – e dos acidentes e episódios de violência envolvendo o consumo de bebidas –, o governo da França pretende proibir completamente o consumo de álcool por menores de idade.

A informação foi divulgada pelo jornal Le Monde. Atualmente, os menores de 16 anos podem comprar vinho, cerveja e outras bebidas de baixa graduação alcoólica. O projeto de lei, que começará a ser discutido em janeiro do ano que vem pelos parlamentares franceses, estabelece multas de até 7,5 mil euros (R$ 22 mil) e um ano de prisão para quem vender álcool a menores. Como comparação, no Brasil, o consumo de álcool é proibido para menores de 18 anos – embora a fiscalização seja extremamente falha.

Um modismo que se espalhou pela França nos últimos anos – o chamado “binge drinking” – também está por trás da decisão de apresentar o projeto de lei. No binge drinking, jovens bebem grandes quantidades de álcool no menor tempo possível.

O projeto a ser votado pela Assembléia Nacional e pelo Senado também deve proibir a venda de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência dos postos de gasolina. No entanto, ao contrário do que previa a proposta inicial, a lei não porá fim ao “happy hour”, período da tarde em que os bares costumam vender bebidas a preços mais baixos, incentivando o consumo.

Zero Hora.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog