quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CNJ determina abertura de concurso para 437 cartórios na Bahia

Tribunal de Justiça terá prazo de 120 dias para apresentar cronograma.
Estado tem 1.158 cartórios, sendo que 437 estão vagos.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou nesta terça-feira (21) a abertura de concurso para preencher a função de tabelião em 437 cartórios vagos na Bahia. Os conselheiros do CNJ fixaram prazo de 120 dias para que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) apresente um cronograma para os concursos.

De acordo com o CNJ, dos 1.158 cartórios no estado, 957 são "estatizados" (vinculados ao TJBA e muitas vezes preenchidos por tabeliães sem concurso, o que era permitido antes da Constituição de 1988). Apenas 26 são ofícios "privados" (sem vínculo com o tribunal e com tabeliães concursados).

Os cartórios atualmente estatizados terão que se tornar privados, com a obrigação de os servidores e o tabelião serem aprovados por concurso. Entretanto, os cartórios estatizados só se tornarão privados quando seus titulares deixarem os cargos, por aposentadoria ou falecimento.

O CNJ fixou normas para o processo de transição. Entre elas, está a de que os escrivães que estavam exercendo o cargo antes de 1988 continuarão na função. Os concursados para os cargos de subescrivão, subtabelião e suboficial de registro que ingressaram na função depois de 1988 também permanecerão com os cargos, com o direito de se submeterem às regras do concurso que prestaram para exercer as funções.

A decisão do Conselho estabelece ainda que os titulares dos cartórios que foram aprovados em concurso público depois de 1988 e estão sob o regime estatizado continuarão no mesmo regime.

G1.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog