quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Cientista americano ensina como aprender melhor sem estudar mais

Chave do sucesso no vestibular pode ser dormir direito e comer bem.
Balada, no entanto, não ajuda em nada quem quer passar no exame.

A maratona dos vestibulares está para começar e se você está entre aqueles que pretendem passar cada minuto do dia com a cara enfiada nos livros, pare, respire e leia os conselhos de um especialista em cérebro humano. O neurocientista Wilkie Wilson afirma: o descanso é fundamental. Ele dá dicas para você tirar o melhor proveito do seu estudo. Não é estudar mais, é aprender melhor.

Wilson explica que embora os cientistas não saibam explicar totalmente por que os jovens aprendem com mais facilidade que os adultos, ele acredita que tenha algo a ver com a novidade de todas as experiências. “O cérebro ama coisas novas”, afirmou ele ao G1. Além disso, adolescentes são mais emocionais e a emoção “ajuda a guardar memórias”. “A química cerebral deles também pode ser um pouco diferente, de uma maneira que promova o aprendizado”, diz o pesquisador.

O cientista trabalha na Universidade Duke, onde lidera um projeto que visa ensinar os jovens a “regular” adequadamente a mais importante máquina que está a sua disposição: o cérebro. “Queremos mudar a cultura do nosso país, e talvez do seu também, para que as pessoas comecem a respeitar e cuidar do cérebro, principalmente o de nossas crianças”, afirmou ele.

Para o especialista, a chave de um cérebro afiado é o respeito aos seus limites e a saúde. O jovem tem que saber a hora de descansar e de relaxar. Isso não quer dizer, no entanto, que a balada está liberada. Descansar significa dormir e dormir bem. E “manter a saúde” passa essencialmente por deixar o álcool de lado e fazer exercícios físicos.

“O cérebro humano não está totalmente formado até os 20 e poucos anos e as partes que estão sendo acionadas nos adolescentes são críticas”, diz o cientista. “Então, quando os jovens cuidam de seus cérebros, eles os estão ajudando a serem melhores para toda a vida.”

Coisas comprovadas pela ciência que os professores já estimulam na prática. “Você tem que ter cuidado com a saúde física”, aconselha o orientador pedagógico João Luis Muzinatti, do Colégio Pio XII, em São Paulo. “Se você está com um projeto de fazer um grande vestibular, tem que ter horário de descanso, não pode extrapolar. Se não você quebra antes da hora”, afirma.

O jovem Júlio César Costa Pessoa, de 16 anos, está se preparando para o vestibular de engenharia e estudando muito no cursinho. Mas já entendeu que precisa separar um momento de lazer. “É preciso descansar também, para você conseguir ter atenção depois”, diz ele.

A colega Mariana Garib Jankauskas, de 17, que quer fazer jornalismo, descobriu, por conta própria, os benefícios de uma das principais recomendações do cientista americano: o exercício físico. “Eu chego do cursinho e vou fazer exercício. Fico mais alerta, dá mais ânimo e relaxa um pouco”, conta a estudante.

Wilkie Wilson oferece sete dicas para os jovens terem um cérebro mais produtivo. Confira a lista e os comentários dele abaixo:

1) Durma bem
“O sono é essencial para gravar aquilo que aprendemos, é importante para a liberação de hormônios de crescimento no nosso organismo e para nos ajudar a manter o funcionamento físico e mental máximo.”


2) Coma alimentos saudáveis, especialmente no café da manhã
”Se você comer alimentos ricos em açúcar e farinha, o corpo responde com um aumento da taxa glicêmica e depois com uma queda rápida. Como o cérebro precisa de níveis adequados de açúcar, não faz bem essa taxa cair.”

3) Faça exercícios.
”Exercícios não apenas nos deixam bonitos, eles ajudam a formar novos neurônios.”


4) Evite o estresse.
”O estresse danifica os neurônios e atrapalha a capacidade de aprendizado.”

5) Evite álcool e drogas.
O cérebro adolescente é extremamente vulnerável ao vício (muito mais que o dos adultos), e o uso dessas drogas coloca os jovens em risco. Uma vez que uma pessoa se vicia, ela deve lidar com isso pelo resto da vida. Eu sempre digo que as pessoas viciadas lembram da droga tão bem quanto lembram de suas mães, mesmo que não estejam usando.”

6) Evite bater a cabeça.
”O cérebro é muito sensível ao choque de uma batida. Quedas repetidas podem gerar danos permanentes. Usem seus capacetes.”

7) Siga suas paixões.
”Quando você faz aquilo que ama, seu cérebro fornece as ferramentas para que você preste atenção, lembre o que está fazendo e tenha muita energia”.

G1.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog