terça-feira, 14 de outubro de 2008

Artigo: Bullying, o mundo mudou!

O que é o bullying?

Não é de hoje que ocorrem muitas brigas entre alunos, entre estes e professores, alunos e professores são humilhados, maltratados, agredidos física e psicologicamente, ou seja, tudo o que sempre ocorreu. O que é novidade é a análise do fenômeno e sua avaliação, ou seja, existe uma nova forma de diagnosticas e tratar este tipo de problema.

Estas situações são na verdade assédio moral. Já tivemos a oportunidade de escrever alguns artigos sobre este tema anteriormente o vinculando as relações de trabalho, porém, é preciso que se saiba que o assédio não ocorre somente naquele tipo de relação, mais também nas relações dentro das famílias, no tratamento entre cônjuges e na vida civil, como no caso da educação. Diga-se de passagem é um dos locais com maior número de assédio.

Quando vemos um professor sendo agredido, pode saber que esta agressão não ocorreu de uma hora para outra, mais sim que houve um psicoterror, uma perseguição anterior contra o mesmo a qual veio a se revelar, por exemplo, numa agressão física.

Como afirmamos isso com certeza? Afirmamos por que o assédio é caracterizado pela repetição de atos ou sua omissão, isto ocorre com certa freqüência e durante certo período de tempo. Não tem erro, isso é cientificamente comprovado!

Após o assédio se concretizar, a vítima, como pudemos ver num programa de televisão domingo passado, é abalada psicologicamente, sendo um professor, não sente mais vontade de dar aulas, sente-se humilhado, arrasado, com problemas não somente físicos, mais também em certos casos pela somatização dos problemas psicológicos passa a ter problemas físicos, como depressão, problemas intestinais, aumento da pressão arterial, etc.

O que temos visto é que as pessoas não estão sabendo como tratar este problema e até entendemos o porquê, pois trata-se de um fenômeno novo, o bullying em si não é uma doença, porém seu efeitos e que causam agressões físicas e psicológicas nas pessoas.

O tratamento deste tipo de situação começa pela prevenção, vemos governos absolutamente despreparados para lidar com ele, sequer sabem o que é, vemos também a iniciativa privada sendo omissa e sabem de quem é a responsabilidade? Não só do agressor, mais também daquele que não preveniu o problema!!!

Quando falamos em responsabilidade, isso significa falar em money, ou seja, os responsáveis terão que pagar indenização pelo assédio moral e pelos danos materiais sofridos pela vítima.

Certamente quando os responsáveis começarem a ser responsabilizados a pagar pesadas indenizações é que eles começarão a despertar para esta nova realidade.

Robson Zanetti é advogado em Curitiba. Doctorat Droit Prive Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Corso Singolo Diritto Fallimentare e Diritto Processuale Civile Univesità degli Studi di Milano.
robsonzanetti@robsonzanetti.com.br

O Estado do Paraná, Direito e Justiça, 12/10/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog