segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública disponibiliza a segunda edição do seu Anuário, no qual dados policiais são articulados a informações sobre pesquisas de vitimização, prisões, gastos públicos e, particularmente nesta edição, a uma discussão sobre o papel do território e dos municípios na segurança pública do Brasil. Mais do que apenas pretender a divulgação de dados, o Anuário busca compilar referências já disponíveis e dispô-las de modo a indicar seus limites, lacunas e, em especial, potencialidades, seja no âmbito técnico e metodológico, seja no nível político, cujas eventuais fragilidades de algumas dessas informações foram e, infelizmente, ainda são tomadas como justificativa para a não publicização das estatísticas no país.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública agregou, neste ano, os registros policiais segundo grupos de qualidade estimada dos dados criminais, utilizando, para tanto, um parâmetro de classificação externo às instituições policiais. Os grupos foram construídos tendo-se por base os dados da área de saúde, que possui uma tradição mais antiga de controle epidemiológico de cenários e, por isso, avalia a qualidade dos seus registros.

A segunda edição do Anuário traz também uma compilação de dados sobre ações desenvolvidas pelos municípios no campo da segurança pública, além de análises sobre o papel desse ente da federação no sistema de segurança pública, em termos de responsabilidades, atribuições e capacidades. Para além dos municípios enquanto esfera administrativa, buscou-se também uma reflexão sobre o papel do território na organização dos recursos de polícia e segurança pública, na medida em que é a partir do território que as políticas públicas organizam o espaço urbano e intervêm na qualidade de vida da população brasileira. Confira!

Clique aqui para download completo do Anuário.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog