quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sugestão de Livro: A cultura do controle - Crime e ordem social na sociedade contemporânea




Características:

Título: A cultura do controle - Crime e ordem social na sociedade contemporânea
Autor: David Garland
Coleção Pensamento Criminológico nº16
Co-edição: Instituto Carioca de Criminologia
1ª Edição / 2008
Direito 440 páginas
ISBN/ISSN: 9788571063792


Sinopse:

O texto faz uma análise da realidade britânica e norte-americana, e de certa forma analisa também a realidade brasileira e latino-americana. Quem deseja entender por que o Brasil possui cada vez mais pessoas presas encontrará no exemplo dos EUA, o país que proporcionalmente mais encarcera seres humanos no planeta, semelhanças perturbadoras.

A obra nos ensina por que os meios de comunicação têm, com o passar do tempo, dedicado atenção crescente à questão criminal. Quem já se deu conta da segmentação do espaço público e, dentro desta, da segregação de certos grupos, identificará as raízes deste processo urbano em aceleração nas práticas e ideologias atualmente vigentes nos EUA, na Grã-Bretanha e em outras democracias ocidentais.

A semente do genocídio atualmente em curso nos centros urbanos brasileiros foi primeiramente plantada nos guetos das duas potências mundiais acima referidas – com absoluto protagonismo dos EUA, cuja "Guerra contra as drogas" se encarrega de avultar suas estatísticas nesse setor. David Garland busca entender essa radical mudança na orientação das práticas penais e os motivos para o assustador número de pessoas mortas em razão do crime ou de sua repressão.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog