quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante

A partir do próximo sábado (20), 15 dias antes das eleições, nenhum candidato a prefeito, vice-prefeito ou vereador poderá ser preso, a não ser em caso de flagrante.

Entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro, a garantia é estendida a todos os eleitores, como previsto no Código Eleitoral.

Desde cinco dias antes até 48 horas depois do pleito, nenhum eleitor poderá ser detido nem preso, com exceção dos casos de flagrante delito, condenação por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto --interferir de forma a prejudicar uma pessoa que vai votar ou já tiver votado. A punição, neste último caso, pode chegar a até cinco dias de prisão.

As eleições municipais estão marcadas para o dia 5 de outubro. Este ano, estão em disputa os cargos de prefeito e vice-prefeito em 5.563 municípios brasileiros e mais 52 mil cadeiras de vereador.

Levantamento preliminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que 380 mil candidatos se registraram para os três cargos. Não votam os eleitores com domicílio eleitoral no Distrito Federal -- onde não há pleito este ano -- e no exterior.


O Diário do Norte do Paraná.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog