terça-feira, 9 de setembro de 2008

Melhores instituições de ensino superior são privadas, diz MEC

O Ministério da Educação divulgou seu ranking das instituições brasileiras de ensino superior, com notas em uma escala que varia de 0 a 500, e conceitos que vão de 1 a 5. Das dez primeiras instituições, só aparecem duas públicas: o ITA, em quinto lugar, e Unifesp, ocupando o sétimo. As quatro primeiras escolas da relação são privadas; três da FGV (Rio e São Paulo) e uma de Campinas, a Faculdade de Odontologia São Leopoldo. USP e Unicamp não tomaram parte na avaliação.

Esse é um quadro diferente do costuma aparecer nas avaliações oficiais, e que pode ter sido causado pelo desempenho dos cursos de pós-graduação. A avaliação, que está sendo chamada de Índice Geral de Cursos (IGC), condensa conecitos atribuídos tanto a cursos de graduação quando aos de mestrado e doutorado, em valores contínuos e em faixas que vão de 1 a 5.

No total, nove instituições tiveram conceito 1 (uma de São Paulo, Faculdade de Desenho Industrial de Mauá), 445 tiveram conceito 2 (116 de São Paulo), 852 tiveram conceito 3 (217 de São Paulo), 121 tiveram conceito 4 (121 de São Paulo) e 21 tiveram conceito 5 (10 de São Paulo).

Estão na lista 1.837 instituições, sendo 389 sem conceito. No total, foram 21 instituições na faixa de nota que corresponderia a 5.

Para acessar a avaliação clique aqui.


Fonte: O Estado de São Paulo

Um comentário:

Pâmella Alzerina Rosa Mattos disse...

em que site vemos a colocação de todos os cursos e instituições?

Pesquisar este blog