sábado, 6 de setembro de 2008

Grito dos Excluídos reivindica maior participação popular nas eleições

Organizações sociais e populares preparam as mobilizações do Grito dos Excluídos em todo o País no Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro. Neste ano, o lema do Grito é "Vida em primeiro lugar: direito e participação popular". O Grito dos Excluídos pretende reforçar a construção das Assembléias Populares, com o objetivo de trabalhar o "Mutirão por um novo Brasil" alertando para a inversão de prioridades, no sentido de que a vida não seja colocada acima do Mercado, do Lucro, do Capital.

Ontem (4), foi realizada uma coletiva de imprensa com os bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Pedro Luiz Stringhnini, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores dos Sem-Terra (MST), João Pedro Stedile, Padre Aécio e outros representes de movimentos sociais.

Foram abordados temas da campanha desse ano, a partir da visão das lideranças populares, como também a criminalização dos movimentos sociais e a prática de "limpeza" urbana em curso, principalmente em São Paulo. Em tempos de eleições, o Grito reivindica mais participação popular em cada um dos quase 5.600 municípios que vão renovar o seu comando local.

No domingo (7), em Fortaleza (CE), serão três pontos de concentração, a partir das 8h: Ponte do Genibaú, na Av. Fernandes Távora; Igreja de Dom Bosco, na Rua Genibaú, bairro Henrique Jorge; Campo Beira Rio (igreja São Francisco), na Av. I, bairro Conjunto Ceará. O encerramento ocorre às 11h na Vila Olímpica do Genibaú.

Em Belo Horizonte (MG), os participantes se concentram, a partir das 8h, na Praça da Assembléia (Av. Olegário Maciel, Santo Agostinho), onde refletem os oito temas propostos pelo evento, ouvem o Hino Nacional e fazem a oração do Pai-Nosso. Em Juiz de Fora (MG), a organização da passeata espera reunir cerca de mil pessoas na Av. Rio Branco.

Em Boa Vista (RR), a concentração será a partir das 8h na Praça Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia. A marcha vai percorrer cerca de 15 km entre os bairros Pintolândia, Cambará, Asa Branca, Tancredo Neves e Canãa. da pobreza. No ano passado, a ação contou com participação de pouco mais de 700 pessoas. A expectativa deste ano é superior a mil pessoas.

Em Goiânia (GO), os manifestantes se colocam contra a reintegração de posse e a expulsão de quatro mil pessoas de suas casas, que, segundo organizações sociais, foram legitimamente adquiridas mediante pagamentos de impostos à prefeitura, com registro em cartório, nos bairros Serra das Brisas e Belo Horizonte, em Aparecida de Goiânia/GO. No dia 7, a concentração ocorre a partir das 15h, no Posto Brisa, GO 040, saída para Aragoiânia.

Adital.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog