quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Cuidado com a vírgula

O erro no uso deste sinal de pontuação é o mais comum entre vestibulandos

Sinais de pontuação e redação. Palavras que causam calafrios em vestibulandos e costumam definir a aprovação ou reprovação de muitos estudantes. Quem quiser superar as dificuldades clássicas terá um aliado a mais. Chega às bancas o livro 3 da coleção Português Passo a Passo, do professor Pasquale, produto que a RBS Publicações oferece aos assinantes e não-assinantes na ZH dominical. Nesta edição, o professor desvenda como usar a vírgula e outros sinais de pontuação.

De acordo com as professoras de redação do Unificado, Luisa Canella e Luciana Bergmann, o erro no uso (ou não uso) da vírgula é o mais comum entre os vestibulandos. E, a cada vírgula no lugar errado, o aluno fica mais longe do sonho da aprovação.

Dicas

> Entre os erros mais comuns, está a vírgula separando o sujeito do verbo ou o verbo do seu complemento. Na verdade, os erros se devem à falta do reconhecimento dos termos da oração, que na sua ordem direta são sujeito-verbo-objeto-adjunto adverbial – explica Luisa.

A dica, sempre quando houver dúvida de pontuação, é que o aluno faça uma espécie de anatomia da frase, identificando cada elemento da oração.

> O grande problema é que, ao escrever, o aluno utiliza frases mais complexas, com o processo de subordinação, de inversões, de coordenação, às vezes tudo em um mesmo período. Isso dificulta, conseqüentemente, a convicção do aluno quanto ao emprego do sinal de pontuação.

> Segundo a professora, uma das questões mais polêmicas é sobre o adjunto adverbial de pequena extensão. Um exemplo é o uso do advérbio “hoje” deslocado no início da frase. Nesse caso, é obrigatória a vírgula depois do advérbio.

> Outro assunto, menos polêmico, mas que requer cuidados, é a vírgula antes do “e”. Quando os sujeitos de uma mesma frase forem diferentes, a recomendação é colocar a vírgula.

– O ciúme é um sentimento natural, e as pessoas precisam saber dosá-lo em seus relacionamentos – exemplifica.

> Outros sinais de pontuação, menos conhecidos, podem complicar o aluno durante o vestibular, como o travessão e o ponto-e-vírgula. A dica da professora é só usar se necessário e se o aluno tiver certeza de que a maneira como estão sendo empregados está correta.

Zero Hora.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog