sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Tuma quer permitir alistamento militar da mulher

Apesar de reconhecer a efetiva participação feminina nos quadros das Forças Armadas brasileiras, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) pretende ampliar esse campo de atuação da mulher, mediante proposta de emenda à Constituição (PEC 35/08) que torna facultativo o alistamento militar das mulheres nas três divisões das Forças Armadas - Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira -, aos 18 anos de idade. A PEC aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Atualmente, as mulheres ingressam nos quadros das Forças Armadas mediante concurso público para funções técnicas e administrativas. A participação voluntária da ala feminina teve início por iniciativa da Marinha, que há 28 anos criou o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, por meio da Lei 6.807/80. Da mesma forma, o Exército e a Aeronáutica contam com mulheres em várias atividades, nos graus de praça e de oficial, dependendo das regras de cada Força.

O serviço militar, no entanto, é obrigatório apenas para homens. As mulheres ficam isentas do alistamento em tempo de paz. Para Romeu Tuma, o ingresso facultativo das mulheres no serviço militar deve ser considerado como aumento no potencial de defesa em eventual conflito externo de que o Brasil possa participar. Ele argumenta que, nesse caso, "as mulheres que venham a se firmar no corpo feminino das Forças Armadas já estariam aptas, ajustadas e habilitadas como soldado para atuarem".

Para o senador, facultar o ingresso das mulheres no serviço militar vai proporcionar a esse segmento a oportunidade de acesso a um universo de iniciativas, como o projeto Soldado Cidadão, destinado aos homens em serviço militar. Além disso, Tuma lembra que a proposta pode abrir uma oportunidade de cidadania e qualificação social e profissional às mulheres.

"As Forças Armadas proporcionam aos seus efetivos educação e treinamento profissional diferenciado e a possibilidade de ascensão social. E representam também uma oportunidade muitas vezes única de trabalho para classes sociais menos favorecidas, principalmente mulheres jovens da periferia brasileira", diz Romeu Tuma, na justificação da PEC.

Agência Senado.

Um comentário:

Unknown disse...

espero que realmente seja aprovado,pois pretendo ao completar 18 anos ingressar na aeronautica se for aprovado o alistamento militar facultativo feminino,tenho 16 anos.

Pesquisar este blog