quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Incidentes de violência serão registrados nas fichas dos alunos

Uma nova ferramenta para combater a violência nas escolas públicas do DF está sendo elaborada pela Secretaria da Educação. Até o final do ano, em projeto experimental, a ficha dos alunos da rede pública de ensino deverá ter, além dos dados pessoais e histórico escolar, um relatório das infrações cometidas pelos estudantes nas escolas.

O banco de dados será de domínio das próprias escolas e da Secretaria que pretende, com isto, diminuir os casos de violência. Segundo Mauro Evangelista, assessor da Secretaria da Educação, a reformulação do sistema Sige (Sistema Integrado de Gestão) já está em andamento. Ele explica que, com o novo banco de dados, cada escola poderá identificar quais alunos cometeram infrações e agir de modo a evitar um conflito maior.

Além das escolas, técnicos especializados da própria secretaria serão os responsáveis pelo acompanhamento e controle dos dados. A partir destas informações, o encaminhamento pode ser, desde uma comunicação à família até um encaminhamento terapêutico do aluno.

A secretaria está ciente de que o assunto pode provocar polêmica. “O terreno é delicado. O sistema não poderá estigmatizar um aluno e gerar preconceito, por isso é preciso preparar os profissionais que lidarão com isso”, afirmou Evangelista.

Fonte: Jornal de Brasília (DF) – 08/08

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog