domingo, 24 de agosto de 2008

Escrever bem é importante em qualquer atividade

Você aprecia um bom livro? Se não, é melhor mudar o comportamento e adquirir o hábito de leitura. É importante para todos os profissionais, alertam os professores de Língua Portuguesa. A leitura permite escrever corretamente o currículo ou a carta de apresentação com o pedido de emprego, por exemplo.

O texto mal escrito pode até mesmo acabar com a chance de ser contratado, diz a psicóloga de Recursos Humanos Katia Passos. Conforme ela, currículos com erros muito graves de português são descartados, e o candidato nem é chamado para a entrevista.

– As pessoas devem ter cuidado ao elaborar o currículo, verificar se o texto está certinho para evitar jogar no lixo a chance de ser selecionado.

Na avaliação da psicóloga, a pessoa melhora o vocabulário ao ampliar a leitura, seja de livros, jornais ou revistas. Consultar dicionário para buscar sinônimos está entre as dicas. A orientação é reforçada pelo professor de Língua Portuguesa Marcos Karro. Ele diz que a preocupação com a escrita deve ser constante de qualquer profissional, independente da área.

–Todos os profissionais devem se preocupar em escrever bem. Sejam aqueles que procuram trabalho ou que estejam empregados – afirma.

Karro sugere a leitura de livros, revistas e, principalmente, editoriais de jornais. Conforme ele, o português nesses textos é escrito na forma culta e dificilmente tem erros, o que possibilita ampliar o vocabulário. Ele orienta ainda a procura por cursos de atualização da língua para reciclagem.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog