sábado, 30 de agosto de 2008

China vai dedurar na TV quem atravessa a rua fora da faixa

Iniciativa quer envergonhar pedestres que não seguem regras.
Fotos dos 'fora da lei' irão parar na televisão e nos jornais.

A polícia de Shangai, na China, vai divulgar em jornais e na TV imagens de pedestres que não seguem as leis de trânsito. Segundo informações da imprensa local, essa é uma tentativa de envergonhar aqueles que não obedecem às regras.

Pedestres, ciclistas e motociclistas que forem flagrados em contravenções serão fotografados em alguns cruzamentos da cidade. De acordo com o “Shangai Daily”, essas fotos serão publicadas em colunas específicas do jornal ou em programas de TV com conteúdo da polícia.

A iniciativa, ainda sem data para ser colocada em prática, foi bastante criticada por advogados. Eles dizem que a humilhação pública é excessiva para aqueles que atravessam fora da faixa, por exemplo, e ameaçam abrir processos contra a polícia. “É um princípio da lei que a punição seja compatível com a gravidade do crime”, disse o advogado Liu Chunquan.

Pedestres que não seguem regras de trânsito são bastante comuns em cidades chinesas, onde o tráfego é muito carregado. A polícia de trânsito registrou 7,78 milhões dessas violações nas ruas de Shangai nos primeiros oito meses de 2008, segundo o jornal.


G1.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog