quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Brigadas juvenis previnem violência na Venezuela

Com o objetivo de formar melhores cidadãos e garantir que as novas gerações sejam mais sensibilizadas em matéria de segurança e participação comunitária, o Projeto Brigadas Juvenis foi concebido como uma experiência orientada para promover valores vinculados com a convivência cdadã em meninos, meninas e jovens em idade escolar na Venezuela - ao mesmo tempo que gera capital humano comprometido com a sociedade fortalece os quadros da polícia.



“Através da utilização integral do tempo livre e o fortalecimento dos valores dos jovens conseguimos diminuir a incidência de distúrbios e a violência nos planteles educacionais”, afirma Maria del Carmen Llanos, diretora de Assuntos Comunitários da polícia de Chacao, munícipio de Caracas onde o programa está sendo implementado há cinco anos.

“Os resultados vieram em menos de seis meses melhoraram as condições dos corpo de estudantes, tanto da parte de conducta como de violência dentro e fora da instituição”, afirma a professora. E a conmemoração não é para menos. Entre 2003 e 2007, se cumpriu a meta de um total de 700 jovens graduados en seis promoções e, segundo os dados oficiais, os distúrbios diminuíram 99%.



Una carreira de êxito



Abertas para todos os meninos e meninas do setor, estado ou país, entre quatro e 17 anos, as atividades são realizadas dentro das instalações das unidades educacionais, complexos esportivos ou parques da região. Saõ 96 horas extra-escolares que consistem em capacitação em normas, ética, efectividad personal, auto-estima, administração do tempo, mediação de conflitos, primeros socorros e desevolvimento comunitário.



A partir de oficinas práticas e aulas teóricas se trabalha a educação em valores como um eixo horizontal que perpassa todas as atividades. “O ensino ajuda a reforçar a disciplina e o respeito, dando coesão e homogeneidade à Brigada. Um firme, mas tolerante sistema de hierarquias que permite aos brigadistas apropiar-se de modelos de respeito e ordem”, afirma Llanos.



Após a capacitación que recebem os aspirantes a brigadistas se inicia um processo de atualização constante e de inclusão nas atividades sociais coordenadas pela Direção de Assuntos Comunitários da Polícia Municipal.



“Enquanto dura este processo, o brigadista vai ascendendo na sua carreira até que alcance a maioridade e, se for selecionado, pode ingressar na Academia de Polícia Municipal, seguir os estudos universitários ou trabalhar con o aval e o currículo de ter pertenecido às brigadas juvenis”, explica Llanos.



As meninas e os meninos que participam das brigadas atuan como facilitadores, comandantes de escuadras e auxiliares. A direção de Assuntos Comunitários incentiva a iniciativa e reforça continuamente os programas de estudos, tanto internamente como em intercâmbio com as instituições do município.


“Ao realizar atividades recreativas e educativas que permitem a utilização eficaz do tempo livre se previenem as ações violentas dentro das escolas, ao mesmo tempo que se incentiva uma troca de valores nos jovens para a construção de uma sociedade não só mais segura, mas também mais humana.”, conclui.


Comunidade Segura.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog