terça-feira, 8 de julho de 2008

Sugestão de Livro: Punir os Pobres - A Nova Gestão da Miséria nos Estados Unidos




Características:

Título: Punir os Pobres - A Nova Gestão da Miséria nos Estados Unidos
Autor: Loic Wacquant
Editora: Revan
Edição/ano: 3ª Ed. 2007
Idioma : Português
País de Origem : Brasil
Número de Paginas : 476
I.S.B.N.: 8535302182


Sinopse:

"Punir os Pobres", que já era um título clássico entre os interessados em criminologia, sai agora em versão nova, muito ampliada e atualizada pelo autor.
Esta obra de Loïc Wacquant analisa o processo contemporâneo do desenvolvimento do capitalismo, principalmente nos Estados Unidos, mas com extensão a todo o mundo. Em condições nas quais o capitalismo gera mais desemprego do que emprego, tem lugar a criminalização da pobreza, a passagem do Estado de Bem-Estar Social ao Estado Penal. Os serviços sociais perdem a função assistencial para transformar-se em instrumentos de vigilância e controle das novas "classes perigosas".
O trabalho de Wacquant desvela a nova missão histórica do sistema penal dirigida à "regulação da miséria e ao armazenamento dos refugos do mercado". Através do modelo estadunidense, ele analisa a prisão como substituto do gueto, bem como a relação de simbiose entre as duas instituições: o gueto como prisão social e a prisão como gueto judiciário. Este livro é fundamental para os que estão pensando a questão criminal relacionada à transformação do trabalho e as novas formas de marginalização.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog