quarta-feira, 16 de julho de 2008

Sugestão de Livro: Introdução à Criminologia





Características:

Título: Introdução à Criminologia
Autor: Alfonso Serrano Maíllo
Tradutor: Luiz Regis Prado
Editora: Revista dos Tribunais
páginas: 368
Ano de Publicação: 2007
Categoria: Direito Penal
ISBN: 978-85-203-3138-5


Sinopse:

Sociólogo, além de penalista, o Autor é uma das maiores autoridades mundiais em Criminologia, a ciência que estuda o delito como fenômeno social, a elaboração das leis pertinentes, a infração a essas leis e a reação a essa infração.
Estruturada em 10 capítulos, a obra examina a história as tipologias os enfoques biológicos e psicológicos as teorias da aprendizagem social, da anomia e da frustração e as teorias do controle e da desorganização social. Nos dois últimos capítulos, critica os diversos enfoques atuais (o etiquetamento, o radicalismo, o feminismo e o pós-modernimo) e, numa integração desses estudos, propõe enfoques em plano micro e macro e a Criminologia do desenvolvimento psicobiológico, com fundamento na idade do infrator, fator que é objeto de intensos estudos na atualidade.
A tradução é da lavra de Luiz Regis Prado, um dos nossos maiores penalistas, pós-doutor em Direito Penal e em Direito Penal Ambiental Comparado, doutor e mestre em Direito, entre outros títulos, além de pesquisador, conferencista, professor, membro do Ministério Público do Paraná (aposentado) e autor de várias obras.

Um comentário:

Wilson Rezende disse...

Quem adora o Regis, e com toda razão, é minha professora de Penal, Talita, o Regis é amado e odiado, mas não podemos negar que é um grande professor.

Pesquisar este blog