terça-feira, 22 de julho de 2008

Menina de 8 anos morre baleada por PM embriagado no MA

Uma menina de 8 anos foi baleada na cabeça por um policial militar embriagado em Igarapé do Meio, no interior do Maranhão, na tarde deste domingo (20). Revoltada, a população do local incendiou a delegacia e a Câmara Municipal.

De acordo com a Sesec (Secretaria de Estado de Segurança Cidadã), o policial, identificado como Ramos, estava à paisana quando foi avisado sobre uma briga no local. Uma pessoa teria sido esfaqueada durante a briga e o policial atirou diversas vezes para tentar acertar o suspeito da facada. Um dos tiros atingiu a criança, que morreu no local.

Os moradores reagiram à morte da garota com violência, quebraram e atearam fogo na delegacia, onde funciona a cadeia, e na Câmara de vereadores. De acordo com a Sesec, ao menos nove presos fugiram da cadeia durante a confusão. Na fuga eles roubaram armamentos da delegacia.

A Sesec diz que os parentes dos presos fugitivos informaram à delegacia regional que os detentos vão retornar à cadeia. Outras cinco pessoas foram presas durante a confusão por vandalismo.

A secretaria informou que o policial autor dos disparos está foragido. Ramos teria uma conduta ruim e já responde por processo administrativo.

Outros casos

Na última sexta-feira (18) a menina Maria Eduarda Ramos de Barros, 9, morreu em Recife após um tiroteio entre policiais e assaltantes. Testemunhas disseram que os policiais militares, acionados para atenderam a ocorrência de assalto, começaram a troca de tiros. Os PMs que participaram da ação foram afastados.

No dia 28 de junho o estudante Daniel Duque, 18, foi morto com um tiro disparado pelo soldado Marcos Parreira do Carmo na porta de uma boate, em Ipanema (zona sul do Rio). Carmo fazia a segurança de outro rapaz, filho da promotora de Justiça Márcia Velasco.

Em outra ação desastrosa, no dia 6 de julho, o menino João Roberto Amorim, 3, foi morto com três tiros disparados por dois policiais militares que atiraram contra o carro da família na Tijuca (zona norte), durante uma suposta perseguição.

A estudante Rafaele Ramos Lima, 20, morreu no no dia 13, em Porto Amazonas (PR), durante uma perseguição policial em Porto Amazonas (PR). O carro onde ela estava com um amigo foi confundido com um veículo suspeito e foi atingido por vários disparos. A jovem, que estava no banco do passageiro, morreu com um tiro na cabeça.

Refém de um assaltante, o administrador Luiz Carlos da Costa, 36, foi morto com tiros disparados por PMs em São Cristóvão (zona norte do Rio), na segunda-feira (14) passada.


Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog