segunda-feira, 28 de julho de 2008

Maringá instala comitê de combate à corrupção eleitoral

Nesta segunda-feira (28), Maringá ganha o Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral. A inauguração será às 10 horas, na Cúria Metropolitana, na Avenida Tiradentes, 740. Integram o comitê maringaense a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Maringá, a Arquidiocese e a Sociedade Eticamente Responsável (SER).

O comitê têm dois objetivos principais: orientar a população e atuar como fiscalizador do processo eleitoral. O presidente da subseção da OAB, em Maringá, César Moreno, explica que o grupo vai mostrar aos cidadãos a importância de participar do processo eleitoral. "Vamos apresentar que é antiético e ilegal vender e comprar voto". O candidato que comete esse crime está sujeito ao pagamento multa que varia de mil a 50 mil UFIRs e cassação do registro ou do diploma.

O trabalho de orientação vai compreender palestras em bibliotecas, faculdades, colégios e paróquias. Um grupo de teatro deve ser organizado para apresentar peças sobre a importância do voto.

A coordenadora das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Lucimar Moreira Bueno, que representa a Arquidiocese no comitê, ressalta a importância do eleitor conhecer em quem está votando. "Antes de votar, é essencial conhecer o histórico do candidato", disse.

O Comitê 9840 de Maringá tem caráter provisório. Uma reunião após as eleições vai decidir sobre o futuro da organização, mas Moreno adianta que a intenção é manter as atividades. "Queremos buscar a transparência nos poderes Legislativo e Executivo e acompanhar o mandato dos eleitos para que a sociedade possa saber onde os recursos estão sendo aplicados", explicou.

A população poderá denunciar compras de voto, excessos na propaganda política e atos de abuso do poder econômico, pelo número de telefone 3222-9840, entre as 8h30 e 17h30. O denunciante deve informar o nome do denunciado, local, horário, data do fato e relatar o acontecido. As denúncias serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual .


O Diário do Norte do Paraná.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog