quinta-feira, 24 de julho de 2008

Lançamento do livro 'Micropoderes, macroviolências'

A organização não-governamental Viva Rio promove, no dia 25, a partir das 18h30, o lançamento de "Micropoderes, macroviolências". O livro, da jornalista baiana Suzana Varjão, (re)compõe a atmosfera de um centro urbano ainda dividido entre casas-grandes e senzalas, que a autora denomina de bolhas e vãos. É uma narrativa sobre a "guerra de lugares" – ou a "guerra das raças" – da sociedade brasileira. Uma história contada a partir do noticiário sobre violência dos três principais jornais impressos de Salvador.



"Micropoderes, macroviolências" será lançado em aula aberta do curso de pós-graduação Segurança Pública e Cidadania, organizado pelo Viva Rio, na sede da organização, na Glória. A autora apresentará os dados da pesquisa que originou o livro, seguindo-se um debate com os alunos – em sua maioria, vinculados ao Sistema de Segurança Pública: policiais civis e militares, agentes da Guarda Municipal e da Polícia Federal.



Fruto de dissertação de mestrado defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, "Micropoderes, macroviolências" teve a publicação recomendada pela banca de doutores, pela importância social da pesquisa. Mas resulta, sobretudo, de sete anos de militância da autora no Movimento Estado de Paz (MEP) e no Fórum Comunitário de Combate à Violência (FCCV). E fecha um ciclo importante de sua luta em defesa dos direitos humanos.


Comunidade Segura.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog