quarta-feira, 2 de julho de 2008

Gravidez adolescente chega a 15%

A gravidez em menores de 19 anos representa 15% do total de gravidez no Chile, segundo um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com a análise do estudo, dita situação implica que estas adolescentes devem enfrentar a responsabilidade de manter um lar, muitas vezes sem a companhia de seus parceiros.

Entre os fatores que se relacionan com a gravidez adolescente estão: carências afetivas, baixa auto-estima, conflitos entre seu sistema de valores e o de sua família, disfunção a nivel familiar, pobreza, miséria, alcoolismo ou uso de drogas, entre outros.

Segundo Lilian Carrasco, gineco-obstetra da Universidade Andrés Bello, existe uma grande lacuna entre a maturidade biológica e a emocional da adolescente, pois aos 12 anos pode-se estar preparada biologicamente, mas na parte afetiva não.

"A essa idade não só devem assimilar o impacto da gravidez, e sim o duelo de adiar seus sonhos e desejos, enfrentando novos desafios, como o se vê obrigada a buscar um trabalho diminuindo a probabilidade de completar seu estudo", explicou.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional da Juventude revelou que 42% dos adolescentes chilenos (entre 15 e 19 anos) já teve relações sexuais e só um terço deles usou algum método anticonceptivo.

Uma informação sexual deficiente é um fator que influi na gravidez na adolescência, já que mais de 50% dos jovens obtém informação de sexualidade de seus companheiros e amigos; e só uma baixa porcentagem obtém de fontes responsáveis.

A gravidez adolescente tende igualmente a concentrar-se nos estratos sociais mais baixos, já que enquanto nos estratos altos uma de cada 30 adolescentes é mãe, nos setores de escassos recursos esta relação é uma de cada cinco.

"Os adolescentes se encontram num estado de desenvolvimento psicológico que os leva a pensar que nada acontecerá, adotando comportamentos de riscos como um uso irregular de métodos anticonceptivos ou o abuso do álcool e/ou drogas", explicou a especialista.

A notícia é da Argenpress/Comcosur Mujer

Adital.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog