sábado, 5 de julho de 2008

Consumidor prejudicado por greve dos Correios pode pedir indenização

Cliente que recebe cobrança por correspondência deve solicitar segunda via do boleto.
Segundo Procon, empresas precisam divulgar alternativas disponíveis.

A greve buscar da Empresa Brasileira de Correios buscar e Telégrafos está deixando muita gente preocupada. De acordo com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), para quem contratou os serviços dos Correios cabe questionamento para eventual ressarcimento ou abatimento do valor pago, caso não tenham sido prestados conforme programado.

“Para qualquer dano sofrido, o consumidor tem todo o direito a pedir uma indenização”, afirma Fátima Lemos, técnica de defesa do consumidor, do Procon-SP.



Para quem tem contas a pagar e o boleto de cobrança costuma chegar por meio de correspondências buscar, é recomendado que procure os credores para ter conhecimento de outras possíveis formas de pagamento.



“O consumidor deve entrar em contato com a empresa e solicitar segunda via do boleto por e-mail ou fax, por exemplo, para evitar a cobrança de eventuais encargos e cancelamentos”, afirma.

Segundo o Procon, é importante salientar que a greve não significa que o cliente pode pagar os débitos após o vencimento. “O cliente não fica isento de pagar na data. É preciso verificar se a empresa disponibiliza outra forma de pagamento”, diz Fátima.

É recomendado ainda que as empresas que enviam as cobranças por correspondência divulguem amplamente as alternativas disponíveis.

Os funcionários dos Correios estão em greve desde terça-feira (1º). Os trabalhadores pedem o cumprimento de um acordo firmado em novembro do ano passado, que prevê o pagamento de adicional de periculosidade, além da revisão do plano de carreira e do pagamento da participação nos lucros e resultados.


G1.

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