terça-feira, 15 de julho de 2008

China proíbe palavrões e nudez nas Olimpíadas

Palavrões e nudez estão na lista de comportamentos não recomendáveis e até proibidos divulgados pelo Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos de Pequim na segunda-feira.

Ao todo, 22 restrições e 4 proibições foram incluídas num livreto, que está sendo distribuído aos torcedores junto com os ingressos olímpicos.

Dentro das áreas onde ocorrerão os jogos é definitivamente proibido vestir-se com roupas iguais (a exceção dos atletas competidores e da equipe de torcida oficial), levantar faixas, mostrar pôsteres comerciais e sacudir bandeiras de países que não estejam participando das Olimpíadas, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

Ficar bêbado, fazer apostas, tocar instrumentos musicais, tirar fotos com flash, acender isqueiros, ficar de pé na área das arquibancadas sentadas, proteger-se do sol com sombrinhas e gravar imagens com câmera de vídeo profissional também são considerados comportamentos inadequados, que perturbam a “harmonia” do evento.

Os torcedores também não poderão fazer das arquibancadas um lugar de protesto. Faixas, camisetas e panfletos com os dizeres de conteúdo crítico estão estritamente vetados.

A lista de proibições explica que é considerado conteúdo proibido tudo que fizer menção a religião, política, Exército, direitos humanos, direitos dos animais e proteção ao meio-ambiente.

Segurança e ordem

“Todos espectadores estão sujeitos às regras que têm por objetivo manter a segurança e a ordem no local dos jogos”, afirmou Huang Keyin, um representante do comitê Olímpico à Xinhua.

Latinhas de refrigerante e outros vasilhames com líquidos também não poderão ser trazidos ao estádio.

As comidas e bebidas consumidas pelos torcedores devem ser compradas nos bares e restaurantes localizados dentro das instalações.

As autoridades desaconselham aos pais levar bebês aos jogos e animais de estimação não podem entrar, à exceção cães guias para cegos.

Para garantir que a torcida local não tenha uma vantagem excessiva sobre os visitantes, faixas com o popular slogan “Vai China” também serão proibidas, explicou o Comitê Olímpico.

Os estrangeiros que não estiverem de acordo com as limitações podem chamar e linha direta “12308” das 7h00 da manhã às 22h00 para tirar dúvidas.

Torcida oficial

Apenas a equipe de torcida oficial treinada pela China terá permissão para se vestir com roupas esportivas iguais.

A equipe conta com cerca de 800 mil chineses voluntários, que foram treinados no mês passado para comemorar com coreografia especial quando os atletas marcam pontos.

Os chineses aprenderam até a dar gritos de empolgação em inglês, para estimular também as equipes estrangeiras.

Além de torcer, os voluntários terão a obrigação de ficar de pé quando os hinos nacionais tocarem e permanecer no estádio após as competições para ajudar na limpeza das arquibancadas.


BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog