terça-feira, 29 de julho de 2008

Bush aprova 1ª execução de réu militar em meio século

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, aprovou na noite de segunda-feira a execução de um soldado americano condenado à morte por quatro assassinatos e oito estupros cometidos num intervalo de oito meses na década de 1980.

Esta é a primeira vez em meio século que um presidente americano autoriza o cumprimento da pena capital contra um integrante das Forças Armadas do país.

Ao assinar o documento, Bush aceitou a solicitação do Exército para executar Ronald A. Gray, confirmou a Casa Branca.

Os crimes pelos quais Gray foi condenado foram cometidos na região de Fayetteville, na Carolina del Norte, quando ele estava lotado em Forte Bragg.

"O ato de autorizar a execução de um membro de nossas forças armadas é uma decisão grave e difícil para um comandante-chefe, mas o presidente considera que os atos relativos a este caso deixam poucas dúvidas de que a sentença seja justa", disse a secretária de Imprensa da Casa Branca, Dana Perino.

Nos Estados Unidos, um integrante das Forças Armadas só pode ser executado se o presidente autorizar o cumprimento da sentença.

A última execução de um militar americano ocorreu em 1961, quatro anos depois de o presidente Dwight Eisenhower ter autorizado a morte do soldado John Bennett, acusado de violentar e tentar matar a uma menina austríaca de 11 años.


Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog