sábado, 21 de junho de 2008

Violência policial pode ser mais danosa que criminalidade, avalia promotor

O uso de força desproporcional por parte das autoridades policiais pode ser mais danoso para a sociedade que a própria criminalidade, na opinião do promotor do Núcleo de Investigação Criminal e Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Celso Leardini.

“A ação da polícia tem produzido muito mais danos que a criminalidade como um todo, pelo menos em termo de vidas”, avaliou Leardini usando como exemplo o estado do Rio de Janeiro.

O promotor é um dos coordenadores do simpósio Sociedade Civil e Fiscalização da Violência Policial realizado em Brasília. O evento reuniu membros do Ministério Público de todos os estados e encerrou hoje (20).

De acordo com Leardini, o simpósio discutiu por três dias formas de controlar a atividade policial de forma mais efetiva.

“É bastante recorrente o uso da força de forma desproporcional, causando dano à integridade física do cidadão”, afirmou o promotor.

Leardini explicou que o Ministério Público avalia a atuação da polícia com base nas reclamações e denúncias encaminhadas diretamente ao Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial e de três promotorias da auditoria militar.

Para ele, a polícia "moderna e democrática" trabalha principalmente com inteligência policial, planejamento de ações e com equipamentos não-letais. Além disso, é preparada para respeitar todos os direitos fundamentais do cidadão.

Após a conclusão dos trabalhos do simpósio será elaborado um documento para ser encaminhado aos órgãos ligados à segurança pública em todo o país.


Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog