domingo, 29 de junho de 2008

Sobe para 20 o número de bebês mortos na Santa Casa do Pará

Saúde descarta a hipótese de que alguma das mortes tenha sido provocada por infecção hospitalar.

Vinte bebês, até agora, morrreram em menos de uma semana na Santa Casa de Misericórdia do Pará, depois que a secretária estadual de Saúde, Laura Rosseti, confirmou na manhã deste sábado, 28, que mais oito crianças haviam morrido entre a segunda e a sexta-feira desta semana. No final da semana passada, doze bebês já tinham morrido na UTI neonatal, provocando a investigação dos Ministérios Públicos Estadual e Federal para apurar os fatos.



Segundo a secretária, a vigilância descarta a hipótese de que alguma das mortes tenha sido provocada por infecção hospitalar, mas alguns "indicativos" já foram levantados e estão sendo analisados para uma posterior confirmação. Indagada a respeito da falta de médicos, Laura afirmou que faltam na Santa Casa 70 profissionais especializados, principalmente médicos neonatais e que serão contratados novos leitos, fora do hospital, para assegurar uma melhor assistência às pacientes.



Segundo Rosseti, alguns dos oito bebês que morreram entre segunda e sexta-feira teriam chegado mortos ao hospital, mas ela não disse quantos. "A maioria desses bebês veio do interior do Pará e tinha quadro gravíssimo", segundo a secretária. O promotor de justiça Ernestino Silva informou que o Ministério Público já abriu procedimento para investigar as novas mortes.



A secretária anunciou a criação de uma comissão interprofissional que vai buscar soluções para os problemas estruturais e de saúde do hospital. Cinco profssionais de saúde e três engenheiros deverão fazer parte do grupo. O trabalho começa na segunda-feira


Estadão.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog