sábado, 14 de junho de 2008

Saiba por que é preciso vacinar contra a poliomielite

Todas as crianças de até 5 anos de idade devem ser vacinadas.
Ministério da Saúde alerta para possibilidade de importação de casos de países endêmicos.


Hoje é dia de vacinação contra a paralisia infantil em todo o país. Apesar de erradicada no Brasil desde 1994, a doença ainda é motivo de preocupação. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a poliomielite (ou paralisia infantil) é fundamental porque ainda há risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.

“Pode haver a importação de casos provenientes de países endêmicos”, segundo nota do ministério. O último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989, mas a doença só é considerada erradicada após um período de certificação.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o panorama atual da doença aponta um total de 1.313 casos em 13 países no ano de 2007. São quatro países considerados endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Além desses, outros nove países tiveram casos confirmados de poliomielite importados: Angola, Camarões, Chade, República Democrática do Congo, Sudão, Myanmar, Níger, Somália e Nepal.

Em 2008, até 3 de junho, de acordo com o Ministério da Saúde, foram confirmados 522 casos de poliomielite no mundo, o que representa um aumento significativo quando comparado ao mesmo período de 2007, com registro de 190 casos.

Campanha

O governo federal pretende vacinar cerca de 15 milhões de crianças de até 5 anos contra a poliomielite. Neste sábado (14), acontece a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a doença. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é imunizar pelo menos 95% do total de crianças nessa faixa etária.



Os pais devem levar os filhos a um dos 70 mil postos de vacinação em todo o país. Nas áreas rurais e indígenas serão instalados postos de atendimento temporário. A dose é gratuita. O horário de vacinação será das 8h às 17h.



A próxima etapa da campanha será realizada em 9 de agosto. Os agentes de saúde pedem aos pais que não esqueçam as cadernetas de vacinação e recomendam o reforço da vacina, para as crianças que já tomaram as gotinhas.


G1.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog