sexta-feira, 27 de junho de 2008

Romênia autoriza aborto de menina de 11 anos grávida após estupro

Uma menina de 11 anos que estava grávida de 21 semanas depois de ter sido estuprada por um tio poderá ser submetida a uma interrupção voluntária da gravidez na Romênia, anunciou a comissão interministerial criada para analisar o caso.

"A comissão decidiu pela prática da interrupção, que a lei permite já que se trata de uma criança vítima de um abuso sexual", declarou o secretário de Estado de Saúde, Vlad Iliescu.

Ele disse ainda que o fim da gravidez "implicará importantes riscos para a saúde mental da menina".

As leis romenas só permitem o aborto depois de 14 semanas de gestação se a vida da mãe está em perigo ou o feto sofre alguma malformação.

Os pais da menina --que se chama Florina e é de uma família pobre do nordeste da Romênia-- souberam que a filha estava grávida depois de um exame médico. Ela havia se queixado de dores na barriga.

O exame mostrou que a menina estava grávida de 17 semanas.

Como as autoridades não se pronunciavam definitivamente sobre o caso, três semanas depois da descoberta a mãe da menina anunciou que levaria a filha para o Reino Unido para realizar um aborto em uma clínica privada, em uma operação paga por uma família de origem romena que mora neste país.


Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog